Apartamento em São Paulo com decoração atemporal
Aqui a elegância é sem retoques. A decoração deste apartamento resiste à passagem do tempo, com suas peças clássicas e muitas obras de arte.
Por Reportagem Visual Aldi Flosi Texto Regina Galvão
access_time
21 dez 2016, 10h38 - Publicado em 22 fev 2012, 16h18
Na primeira visita a este imóvel, Roberto Migotto apontou dois problemas aos novos proprietários: espaços compartimentados e uma mistura excessiva de materiais . A reforma não poupou paredes para ampliar a área social, composta, agora, de estar, home theater e sala de jantar interligados – painéis deslizantes laqueados da mesm acor das paredes isolam essa área quando preciso. De tons neutros,a decoração privilegia a atmosfera contemporânea e pontua, um canto e outro, com peças clássicas.
-
1.
zoom_out_map
1/11
Herança familiar, o espelho e as cadeiras Luís XV foram incorporados ao projeto de interiores. “Unir o clássico ao moderno traz sofisticação”, ensina Migotto. Mesa da Érea.
-
2.
zoom_out_map
2/11
As gravuras dispostas sobre o aparador harmonizam cores e estilos, capturando olhares. As obras geométricas são da Galeria Leme, e a do centro, da Passado Composto.
-
3.
zoom_out_map
3/11
Escultura de bronze, caixinhas de cristal e vaso de Lalique (Kcase). Peças do acervo da moradora se combinam ao abajur de Murano. “Esta é uma arrumação sem excessos”, diz Migotto. Arranjo floral de Toioco Kamogawa.
-
4.
zoom_out_map
4/11
-
5.
zoom_out_map
5/11
“Sou rigoroso com as proporções e a disposição de mobiliário”, revela Migotto. Mesas idênticas de Juliana Benfatti ladeiam o sofá Gaspar, da Érea. Almofadas da Ana Luiza Wawelberg e abajures de Murano da Kcase.
-
6.
zoom_out_map
6/11
O aparador (Érea), com tampo de 2,50 m de largura, expõe um arranjo bem composto. A bandeja de prata, no centro, delimita o bar. Escultura de mármore e vaso de Murano repousam sobre livros de arte, criando um jogo de alturas.
-
7.
zoom_out_map
7/11
Painéis de ébano de macassar (AG Movelaria) reveste o home theater. “Os donos temiam pelo tom escuro, mas garanti que o espaço se tornaria o ponto alto da sala.” O tapete da Square Foot quebra o predomínio das linhas retas.
-
8.
zoom_out_map
8/11
Uma prancha revestida de espelho serve de aparador e disfarça a parede chanfrada da sala de jantar. Detalhe: a cortina (Decoramelo) passa por trás do móvel. Repare que o lustre (Began Antiguidades) acompanha a proporção da mesa.
-
9.
zoom_out_map
9/11
Uma lâmina de ébano de macassar de 1,20 m de altura reveste a parede, criando uma cabeceira alongada (Maj Moreno). O recamiê da Decoramelo se entona com o enxoval e os espelhos oxidados dos criados-mudos (Casapronta).
-
10.
zoom_out_map
10/11
Um bloco de alabastro de 35 cm de altura compõe a cuba do lavabo, que se destaca entre espelhos. O de estilo veneziano veio da antiga sala da moradora. Nas demais paredes, papel (Wallpaper) com efeito de metal oxidado.
-
11.
zoom_out_map
11/11
Os tons neutros predominam nos projetos de Roberto Migotto. “Eles evocam uma atmosfera de tranquilidade.” Neste quarto, reinam as variações de cinza. Papel de parede da Wallpaper, poltrona da Poltrona Frau e tapete da Século.