Apartamento grande em Salvador tem rede na sala e vista para o Forte
Localizado à beira da Baía de Todos-os-Santos, este apartamento com decoração despretensiosamente sofisticada recebe a família para longas e inesquecíveis temporadas na capital baiana
Por Reportagem Visual e Texto Simone Serpa | Fotos Marcelo Negromonte
access_time
19 Jan 2017, 11h23 - Publicado em 3 Feb 2016, 17h18
A integração da varanda com a sala abriu espaço para a mesa de jantar (Toque da Casa) de laca fendi, rodeada das cadeiras Aspas, de Tadeu Paisan. Sofá do Estudiobola, almofadas de Silvia Heringer e painel de azulejos do português Manuel Marques Antunes. (Marcelo Negromonte/Revista CASA CLAUDIA)
A localização do apartamento de 370 m², num andar baixo, é perfeita: as águas calmas da Baía de Todos-os-Santos se tornam uma extensão da área de convívio e emolduram os encontros com os amigos. A base neutra, fundamentada em branco, cru e fendi, realça a vista e a claridade farta, enquanto azul, verde e amarelo pontuam os ambientes, amplos e integrados. “Preferimos setorizá-los por meio de móveis e tapetes”, diz Luciana Bittencourt, designer de interiores. Para ela e os sócios, o designer Marcos Rolim e a arquiteta Camila Santiago, o maior desafio foi agregar às referências internacionais do casal viajado, que vem a Salvador em fins de semana e temporadas de férias, um tempero baiano. Mas este se faz presente num símbolo incontestável de bem viver: a rede, colocada em destaque no living.
-
1.
zoom_out_map
1/6
A integração da varanda com a sala abriu espaço para a mesa de jantar (Toque da Casa) de laca fendi, rodeada das cadeiras Aspas, de Tadeu Paisan. Sofá do Estudiobola, almofadas de Silvia Heringer e painel de azulejos do português Manuel Marques Antunes.
-
2.
zoom_out_map
2/6
A chaise-longue Rio, de Oscar Niemeyer (1907-2012), reina absoluta em frente às luminárias de piso da linha Lumière, de Wagner Archela.
-
3.
zoom_out_map
3/6
A pedida aqui é deitar e admirar o cenário. “O mar inspirou cada detalhe, como o ponto em que a rede foi pendurada. O Forte São Marcelo está logo à frente”, conta Luciana Bittencourt, designer de interiores. Carrinho de chá Gastone, de Antonio Citterio para a Kartell.
-
4.
zoom_out_map
4/6
O painel de correr (Brinna) isola a ala íntima e compõe um fundo elegante para as fotos de Mario Cravo Neto (1947-2009). As poltronas Cité são da Vitra. Sobre a mesa lateral (Toque da Casa) fca uma escultura de Eliana Kertész.
-
5.
zoom_out_map
5/6
O sofá Otto, de Guilherme Torres, impressiona com seus 5 m de largura. Um dos pedidos da proprietária foi valorizar a arte local. Assim, sob a curadoria de Zeca Fernandes, as obras eleitas são de artistas que nasceram na Bahia ou adotaram a terra como sua: Carybé (1911-1997), Floriano Teixeira (1923-2000), Jenner Augusto (1924-2003) e Calasans Neto (1932-2006). Na mesa de centro sobressai a escultura de Nádia Taquary.
-
6.
zoom_out_map
6/6
O pendente Crown Major (La Lampe) deixa a sala de jantar, que fica quase na varanda, ainda mais acolhedor.