Apartamento muda completamente sem reforma, com pouca intervenção

Sem passar por uma grande reforma, este apartamento, em São Paulo, recebeu novo encanto. Para isso, foi essencial reordenar os livros e as coleções da moradora.

O apartamento passou por uma mudança estrutural há nove anos, e os itens acumulados desde então já não tinham mais lugar certo: em todos os cômodos, espalhavam-se as pilhas de livros, com porcelanas sobrepostas, e os quadros a pendurar. Até para a moradora, uma editora de livros e revistas que adora colecionar, ficou evidente a necessidade de “reeditar os espaços”, como diz. O trabalho de revisar e acentuar cada detalhe coube a Gustavo Calazans, arquiteto adepto da “máxima transformação com o mínimo de intervenção” – proposta ideal para a proprietária e seus dois filhos, que queriam algo rápido e de baixo custo. Segundo o arquiteto, o imóvel de 280 m² já possuía boa estrutura, mas existia muita informação visual, e a luminosidade era desfavorável. Ao observar o rico acervo da casa, percebeu que o melhor seria reorganizá-lo. Assim, bancos do quarto viraram mesa lateral na sala, sofás e poltronas receberam outros tecidos, e aparadores foram pintados. O que não combinava em determinado ambiente ganhou destaque em outro. “Ele colocou diversos vasos juntos, o que criou uma unidade. Aprendi a agrupar coisas similares e manter certa proximidade de cor. E vou mudando quando sentir vontade”, afirma, satisfeita, a dona de uma nova decoração.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s