Apartamento pequeno em Salvador: novo em folha com pequenas mudanças

Ninguém acredita que este apartamento antiguinho, em uma rua sem saída da Barra, em Salvador, ficou todo bonito sem passar por uma reforma pesada.

apartamento-pequeno-em-salvador

Derrubar paredes, colocar tudo abaixo, partir do zero. Nada disso entrou nos planos do arquiteto Thiago Manarelli e do artista plástico Fábio Gatti quando encontraram o apartamento em um prediozinho baixo, dos anos 1950, sem elevador. “Não queríamos deixá-lo com cara de novo. Por isso, nem pensamos em repintar os rodapés e as portas”, conta Thiago. Os espaços ganharam o jeito dos moradores em um trabalho de pura decoração, no qual o arquiteto contou com a ajuda da sócia, Ana Paula Magalhães, e do burilado senso estético de Fábio.

Como os moradores do apartamento mantêm a ordem

moradores-apartamento-pequeno-em-salvador

No apartamento de Fábio Gatti e Thiago Manarelli, o primor na arrumação é um ponto alto.

Como conseguiram reunir tantas peças com harmonia?

T: Não foi fácil, mas nós dois temos sensibilidade visual, o que ajuda. Fomos combinando os móveis e as artes que já tínhamos a novas aquisições e isso virou um exercício contínuo, pois a cada viagem trazemos lembranças que se incorporam à decoração.

Como foi a participação de cada um no projeto?

F: O Thiago cuidou da distribuição dos móveis e eu fiquei com as composições de quadros.

Do que cada um mais gosta no apartamento?

T: Adoro o conforto e o conjunto de peças de iluminação.

F: Trabalho em casa, então curto de verdade cada cantinho.

Como fazer o apartamento parecer maior

Não dá para dizer que o apartamento de 76 m² seja enorme, mas ele assim parece para Thiago e Fábio, que, antes da mudança, viveram por sete anos em um quarto e sala. “Aqui, ganhamos espaço não só para expor a arte do Fábio mas também a de amigas, como Fernanda Magalhães, Ieda Oliveira e Iara Strobel”, conta Thiago. Cada peça vinda da antiga morada encontrou um lugar preciso e, embora o apartamento seja cheio de objetos, o visual não fca tumultuado graças aos vazios mantidos entre eles.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

  1. Fran Miquilini

    Gostaria muito de mais informações sobre o móvel azul utilizado como cristaleira? É lindíssimo!!