Apartamento tem planta mutante que isola ou integra ambientes

Reformado de alto a baixo, o apartamento dos anos 1970, em Porto Alegre, perdeu o jeito de antigão. Na nova planta, os espaços se tornaram mais flexíveis. 

A encomenda feita ao arquiteto Cláudio Resmini parecia simples. “O proprietário mora distante do centro de Porto Alegre e precisava de um pouso perto do trabalho, onde pudesse pernoitar e receber a filha adolescente”, conta. A reforma, porém, levou mais de um ano. “Ele é um publicitário e diretor de cinema supercriativo e opinou bastante. Houve embates, mas todos saudáveis, e o resultado ficou muito bom.” Um dos pedidos foi a planta mutante, que permitisse integrar ou isolar ambientes.

A distribuição original do apartamento, com quatro quartos e área de serviço, sofreu uma série de modificações. As paredes do quarto de empregada, que ocupava a parte central do imóvel, vieram abaixo: dessa forma, ele foi incorporado à cozinha e integrado à sala. O proprietário também abriu mão de um banheiro e de um dos quartos para conquistar espaços mais amplos – e precisou de um mobiliário sob medida para preenchê-los. Coube ao Estúdio Cláudio Resmini desenhar as peças. Um ambiente em particular causa surpresa. O antigo banheiro social, hoje anexado à suíte principal, exibe azulejos azuis que deixam a dúvida: será que houve reforma aí também? A resposta é sim. “Reaproveitamos as louças do lavabo, contudo o revestimento das paredes e o mármore do piso são inteiramente novos, escolhidos com o propósito de parecer vintage”, revela o arquiteto.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s