Apê de consultora de estilo reflete delicadeza e bom gosto
Este apartamento, cujo living se refete no espelho, acolhe os momentos de lazer e trabalho da consultora Maria Helena Daniel.
Por Reportagem visual Juliana Hamacek | Texto Rosele Martins | Fotos Marco Antonio | Ilustração Carlos Campoy
access_time
19 jan 2017, 11h20 - Publicado em 22 ago 2014, 23h44
A consultora de estilo Maria Helena Daniel caminhava por Tel-Aviv quando topou com uma revoada de borboletas. Não eram os insetos propriamente ditos, mas peças de ferro galvanizado numa vitrine. “Comprei-as de imediato, pois tinham tudo a ver com meu momento. Elas representam renovação, como a que eu estava atravessando em vários aspectos pessoais e profissionais”, conta. Trazidas de Israel na mala, as figuras colorem uma parede deste apartamento paulistano de 110 m2. “Adquiri o imóvel ainda solteira e o mantive alugado durante anos. Quando desocuparam, resolvi reformá-lo e montar um espaço só meu, onde me refugio para trabalhar e recebo hóspedes e visitas”, diz. Essa foi uma das transformações a que a proprietária se refere. Outra: mudar de ideia quanto a não entregar a obra à amiga arquiteta Marí Aní Oglouyan. “Adoro os projetos dela, porém tinha medo de estragar uma amizade de três décadas”, fala a consultora. Temor infundado, conforme apontam elogios mútuos. “Nossa parceria se revelou ótima. Maria Helena é objetiva e tem bom gosto”, diz a arquiteta. “O apê, que já possuía seus encantos, ficou incrível. Cada vez que entro aqui, eu me apaixono novamente por ele”, derrete-se a dona.
-
1.
zoom_out_map
1/9
O painel espelhado (AZV Vidros), que vai de uma ponta à outra na parede, amplia visualmente a sala, de 6,40 x 4,60 m. Sofá feito sob medida pela Equanon, com couro da La Novitá. Mesas de centro Eclipse, design de Jon Gasca (Montenapoleone).
-
2.
zoom_out_map
2/9
Esta foto mostra a vista geral do living.
-
3.
zoom_out_map
3/9
A sala de jantar, com mesa Paraitinga, de Paulo Alves, e cadeiras Cunha, de Alfo Lisi – tudo da Dpot.
-
4.
zoom_out_map
4/9
As borboletas são criação do artista israelense Yosef Ohayon, conhecido como Jojo. Tapete da Phenicia Concept. As poltronas Oscar, de Sergio Rodrigues, vieram do escritório que Maria Helena mantinha em outro ponto da cidade,
agora transferido para cá. Persianas de bambu da Unifex Mateus Grou e cortinas de linho (Entreposto)
confeccionadas pela Equanon.
-
5.
zoom_out_map
5/9
O banheiro social, também usado como lavabo – a porta de vidro espelhado (L’Vitrier) permite esconder o boxe. Mosaicos de vidro (Vidrotil, ref. 730) repetem o acinzentado.
-
6.
zoom_out_map
6/9
O closet (Florense) em tom goiaba.
-
7.
zoom_out_map
7/9
O recanto de trabalho exibe prateleiras da Companhia da Madeira, que executou toda a marcenaria sob medida.
-
8.
zoom_out_map
8/9
Cinza e verde se alternam no quarto (enxoval da Trousseau). O criado-mudo é herança do escritório de Maria Helena,
onde funcionava como gaveteiro.
-
9.
zoom_out_map
9/9
Antes da reforma, havia uma parede dividindo a sala, atrás do atual sofá. Com sua remoção, a área de refeições consegue receber a claridade que entra pelas janelas do estar.