Apê em Recife tem vista linda para a praia e é cheio de luz natural
As cores vibrantes espalhadas pelos ambientes já insinuam felicidade. Depois da longa reforma, o apê inundou-se de luz natural e de uma linda vista para a praia de Boa Viagem
Por Reportagem Visual Zizi Carderari | Texto Regina Galvão | Fotos Marco Antonio
access_time
19 Jan 2017, 11h23 - Publicado em 13 Dec 2013, 19h53
-
1.
zoom_out_map
1/9
Azul turquesa é protagonista da decoração deste apê em Recife.
-
2.
zoom_out_map
2/9
O azul-turquesa foi escolha da moradora. “Vi este sofá na vitrine e logo pensei em levá-lo para casa.” O móvel tem desenho de Guilherme Torres (Itálica Casa, de onde vieram também a poltrona Coração, de Verner Panton, e a mesa). A Diz (Casapronta), de madeira, é de Sergio Rodrigues. Sobre o piso de nanoglass (Impermal), tapeçaria de Adroaldo Tapetes.
-
3.
zoom_out_map
3/9
A ala social integra estar, home theater, jantar e até uma mesa para o café da manhã, na qual se desfruta a visão do mar.
-
4.
zoom_out_map
4/9
As cadeiras pretas são de Philippe Starck. O escritório, isolado ou não pela porta de correr (Unaideia Marcenaria), serve também de quarto de hóspedes. No home theater, mesa amarela da Itálica Casa, persiana (Luxaflex) da Finni Interiores e poltrona Egg, da Casapronta.
-
5.
zoom_out_map
5/9
Paredes a menos resultaram numa sala clara e ampla.
-
6.
zoom_out_map
6/9
Cores e texturas reinam dos espaços de convivência aos quartos.
-
7.
zoom_out_map
7/9
Na cozinha, o relevo do revestimento da parede (Occo.k) provoca elogios, bem como o tom berinjela dos armários (Florense). Pendentes da Interpam e banquetas da Tok Stok.
-
8.
zoom_out_map
8/9
Na suíte do casal, a penteadeira foi feita pela Unaideia Marcenaria, e as luminárias são da La Lampe.
-
9.
zoom_out_map
9/9
Maria Cecília, a caçula, brinca no quarto que divide com a irmã. Camas e mesinha de Vanessa Guimarães.
A dúvida que afligiu a empresária pernambucana Nancy Mascarenhas ao visitar este apartamento de 320 m² era se aqueles espaços sombrios poderiam ganhar luminosidade. “Sim”, respondeu a arquiteta e amiga da família Andrea Calabria, que, em pouco tempo, já estava eliminando paredes. “Abri um quarto para o estar, integrei a varanda para trazer a vista e defini revestimentos claros.” Tudo acompanhado pelo casal, que palpitou do piso ao mobiliário. “Meu marido pediu um home theater de tom escuro e cadeiras de Philippe Starck. Eu fiz questão das poltronas de Sergio Rodrigues”, conta a moradora. Andrea incluiu outros clássicos do design no projeto, como a Egg e a Coração. “Elas dão um toque especial à decoração de base contemporânea”, diz.
Outro desejo da dona do apartamento era que a cozinha tivesse o tom berinjela. “Vi numa revista e quis igual. Andrea sugeriu tingir alguns pontos, como as portas dos armários e uma das luminárias”, ela conta. Nas paredes, a porcelana espanhola texturizada reforça o clima jovial. Com um ano de duração, a reforma previu, ainda, a união de duas suítes para acomodar as filhas do casal, de 4 e 6 anos. “Elas vão aprender a partilhar”, diz a mãe. Quando as meninas crescerem, os quartos voltarão a ser separados. “Preservamos os banheiros já pensando nisso”, afirma a arquiteta. De todas as mudanças, a que mais agradou Nancy foi a possibilidade de entrar em casa e enxergar o mar. “Nessas horas, eu me encho de alegria.” Dá para ser diferente?