Arquiteto chileno defende a criação de moradias populares para refugiados

Alejandro Aravena defende a criação de moradias populares de baixo custo em vez de tendas, que considera um desperdício de dinheiro

1--Alejandro-Aravena_foto-Cristobal-Palma

 (/)

Mesmo sendo uma resposta rápida para a necessidade de abrigo, o arquiteto chileno Alejandro Aravena disse que as tendas construídas para os refugiados são um desperdício de dinheiro. Para ele, é preciso investir em estruturas que, a longo prazo, possam se tornar permanentes e ser uma solução para a escassez de moradia no mundo. “O problema com uma tenda é que quando você a usa, você a joga fora, então é dinheiro desperdiçado”, disse durante uma palestra na Universidade de East London na semana passada.

O arquiteto defende fornecer soluções parciais de baixo custo, que depois os moradores possam completar. O Elemental, escritório de Aravena, desenvolveu um modelo de moradia que fornece a “metade mais difícil da casa”, a estrutura, deixando futuras adaptações e acabamentos a cargo dos moradores. O sistema do Elemental já foi usado para construir um conjunto habitacional no México e foi adaptado para uma proposta de moradias de emergência no decorrer do furacão Katrina, nos Estados Unidos — além de ter sido para substituir um assentamento ilegal em Iquique, no Chile (foto abaixo).

2--Alejandro-Aravena-Iquique

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s