Base modernista e acervo pessoal no apartamento de 250m2 em Porto Alegre

Combinação acertada de peças de época e contemporâneas no charmoso apartamento em Porto Alegre.

No bairro de Santa Cecília, zona central de Porto Alegre, este apartamento de 250 m2 exibe lado a lado o século 20 e o 21. Mas não há conflito. Em vez disso, paira no ar uma atmosfera lúdica e provocativa de alguém que se sente livre para jogar com a decoração e aliar antigo, novo, kitsch e clássico. Sem rigidez e tão pouco preconceito.

O desenhista industrial e colecionador Claudio Mattos Fonseca vive cercado do que mais gosta: peças dos anos 1950, 60 e 70 assinadas por nomes consagrados do design nacional – como Percival Lafer, Sergio Rodrigues e Jorge Zalszupin – e mobílias atuais, desenhadas com todo o carinho e dedicação por ele mesmo. É assim em sua loja, a Galeria 20, 21, onde reuniu a paixão que tem pelo vintage a seu prazer de criar. E é assim também em seu apartamento, estrategicamente reformado para que a base neutra abrigasse melhor seu estilo dialético. “Gosto de pensar que meu apartamento refete o que entendo por ambientação moderna. Um espaço confortável que incorpora a memória afetiva, a memória emprestada – aquilo que não vivi mas admiro -, a praticidade e a leveza”, resume o autor de peças como a cadeira Street, premiada pelo Museu da Casa Brasileira.

A citação resume bem o jeito de viver do morador. “Tenho uma base modernista, mas deixo o imaginário entrar. O pós-modernismo na arquitetura e no design tem mais a ver comigo. Concordo com o arquiteto americano Robert Venturi (Prêmio Pritzker de 1991) quando ele subverte a máxima do alemão Mies van der Rohe [less is more] e diz que less is a bore [menos é enfadonho]”, provoca.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s