Casa de 130 m² é reformada para a chegada do bebê

Em Barcelona, projeto descolado é adaptado às necessidades das crianças

01-casa-de-130-m2-e-reformada-para-a-chegada-do-bebe

 (/)

Quando o casal de clientes adquiriu este estreito sobrado – situado em um lote entre duas outras construções -, a intenção original era proceder à uma modesta reforma: abrir a cozinha para o living, acrescentar um novo banheiro e conferir ao conjunto um visual moderno e despojado.

02-casa-de-130-m2-e-reformada-para-a-chegada-do-bebe

 (/)

Mas quando os profissionais do Nook Architects – um escritório de arquitetura com sede em Barcelona – iniciaram a obra, qual não foi a surpresa ao constatarem que o estado da casa era lastimável; e pior: que a morada havia sido construída com materiais de qualidade duvidosa. “O piso do andar principal quase despencou em nossas cabeças”, relembram. Diante do cenário digno de um pesadelo, a única saída foi converter a simples reforma em uma séria e abrangente intervenção que englobasse toda a estrutura da casa.

03-casa-de-130-m2-e-reformada-para-a-chegada-do-bebe

 (/)

O casal de mães – uma sueca e a outra espanhola, com uma filha pequena e um outro a caminho -, tinha uma visão bastante nórdica sobre como o lar deveria ser: aberto, iluminado e funcional. Diferente da maioria das famílias, elas não necessitavam isolar os quartos do restante da casa, desde que fosse preservada a privacidade dos dois banheiros. Ao contrário, a intenção era expandir a relação visual entre os espaços abertos, distinguindo seu uso, mas sem comprometer a versatilidade.

04-casa-de-130-m2-e-reformada-para-a-chegada-do-bebe

 (/)

A premissa guiou os arquitetos desde o início da obra de 130 m². Ao invés de simplesmente separar os espaços em dois pisos, eles acrescentaram uma escada de desenho leve em sentido diagonal, criando não apenas vários pisos intermediários por onde a luz natural circulasse, mas posicionando o quarto da pequena Juno, de apenas um ano, de forma que suas mães possam supervisioná-la de qualquer ambiente da casa.

05-casa-de-130-m2-e-reformada-para-a-chegada-do-bebe

 (/)

Aqui, a única entrada é a partir da área externa, através de um longo e estreito pátio interno – a principal fonte de luz natural e para onde todos os cômodos estão orientados. Dois níveis acima, no estúdio de trabalho, a construção se retrai para facilitar a insolação. Um pequeno terraço foi criado para que Juno pudesse brincar (afinal o projeto leva seu nome: Juno’s House). Daqui partem duas pequenas claraboias que banham de luz os pisos inferiores, através da escada.

06-casa-de-130-m2-e-reformada-para-a-chegada-do-bebe

 (/)

Fieis à estética de seus demais projetos, os autores privilegiaram a honestidade dos materiais: os revestimentos possuem acabamentos naturais, paredes de tijolinhos à vista, muita cor, um certo ar lúdico e os tradicionais azulejos hidráulicos que caracterizam as moradas de Barcelona.

07-casa-de-130-m2-e-reformada-para-a-chegada-do-bebe

 (/)

Terminada a reforma, a Juno’s House revelou-se um verdadeiro lar customizado em função do lifestyle de um casal jovem e moderno, preparado para a chegada do segundo filho.

08-casa-de-130-m2-e-reformada-para-a-chegada-do-bebe

 (/)

09-casa-de-130-m2-e-reformada-para-a-chegada-do-bebe

 (/)

10-casa-de-130-m2-e-reformada-para-a-chegada-do-bebe

 (/)

11-casa-de-130-m2-e-reformada-para-a-chegada-do-bebe

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s