Casa de 85 m² tem estilo provençal em São Paulo
Ela é alugada, tem apenas 85 m², mas nem parece. Um charme provençal contagia os espaços desta morada de uma família moderna.
Por Reportagem Visual Olivia Canato | Texto Liane Alves Fotos Marco Antonio
access_time
19 Jan 2017, 15h16 - Publicado em 13 Nov 2013, 20h44
-
1.
zoom_out_map
1/9
O tom lavanda de portas e janelas foi escolhido para fazer um contraponto de leveza ao rústico tijolo aparente.
-
2.
zoom_out_map
2/9
O branco traz luz para a sala de estar e valoriza a escultura de parede, recolhida numa caçamba: era a letra B do nome de uma padaria desativada.
-
3.
zoom_out_map
3/9
O casal arrematou a mesa de centro vermelha, da Etel, num lote do antigo morador do imóvel. Já o abajur com astrolábio foi encontrado na Grecco & Monteiro Antiguidades. O tapete azul, da Mixtape, está entre as paixões da moradora. Almofadas do Empório Beraldin.
-
4.
zoom_out_map
4/9
Esta é uma casa de gente descolada: a arquiteta Sofa Kozma e o empresário Fernando Autran Figueiredo, pais da pequena Ella. Boa parte dos objetos vem de amigos artistas – a boia A Arte Salva é assinada por Eduardo Srur, e a coleção de seis colagens, por Sean Mackaoui.
-
5.
zoom_out_map
5/9
Iluminado, o escritório de Sofa ocupa o gazebo, que se liga à sala de estar.
-
6.
zoom_out_map
6/9
A cozinha aberta permite que a moradora fique perto dos amigos enquanto prepara suas receitas. O número 45 é outro achado de caçamba.
-
7.
zoom_out_map
7/9
Numa loja da rua Teodoro Sampaio, a moradora encontrou estas cadeiras Bristol da mesa de refeições que fica na cozinha integrada.
-
8.
zoom_out_map
8/9
As paredes receberam um lavanda mais suave que o das portas. Na cama de casal, enxoval da Trussardi e almofada da Scarf Me Home.
-
9.
zoom_out_map
9/9
No terreno mínimo, de 120 m², a solução para ter um jardim foi enchê-lo de vasos. O closet se transformou no quarto da menina, ligado ao dos pais.
Mesmo que tenha dormido às 2, às 3 ou às 4 da manhã, Fernando, que é dono da balada Casa 92, acorda todos os dias às 7 para levar a filha, Ella, de bicicleta para a escola – a menina vai de capacete de gatinho na garupa. Mais tarde, ele segue pedalando para sua agência de eventos, enquanto Sofa permanece em casa, no ensolarado escritório-gazebo. É um encanto ouvir as histórias desta família, integrante da turma que procura viver na cidade de uma forma mais consciente. O casal aprendeu a reduzir seus deslocamentos e a se divertir recebendo os amigos, sem precisar pegar o carro.
Sofia viveu dos 25 aos 35 anos em Barcelona, na Espanha. “Como qualquer pessoa que mora fora, aprendi a decorar com peças criativas e baratas, pois tudo é transitório. Você nunca sabe quanto tempo vai ficar em determinado lugar.” E também sempre preferiu objetos leves, fáceis de levar numa mudança. Medida providencial. Com o fim do contrato de aluguel desta casinha, o endereço passará para as mãos de um amigo catalão. A família se instalará em sua primeira moradia comprada e se despedirá com carinho. “Fomos muito felizes aqui”, reconhece a moradora.