Casa de praia confortável, arejada e organizada
O verde da mata envolve esta casa, no litoral norte paulista, e se revela em generosas janelas
Por Texto Luciana Jardim | Fotos Divulgação | Ilustração Carlos Campoy
access_time
31 Jan 2017, 10h23 - Publicado em 21 Jan 2017, 09h00
-
1.
zoom_out_map
1/9
Aconchego não falta ao sofá desenhado por Antonio Citterio (Montenapoleone). Da mesma loja vem a cadeira de balanço Charles Eames. Sobre o tapete (Tecer), mesa de centro da Micasa e pufe de André Lima (Conceito Firma Casa). O móvel baixo de concreto, sob a TV, foi feito durante a obra.
-
2.
zoom_out_map
2/9
Exótico e majestoso, o lustre artesanal de fibra, trazido das Filipinas, atrai o olhar na sala de jantar, que tem mesa redonda da Micasa e cadeiras da Casamatriz. Na sala de estar, ao fundo, o biombo de madeira torneada é da Ethnix.
-
3.
zoom_out_map
3/9
O piso de canela de demolição (Casulo Design) cobre os dois andares da casa de 366 m².
-
4.
zoom_out_map
4/9
Chaises revestidas de linhão são da Micasa, assim como o cabideiro assinado por Marcelo Rosenbaum.
-
5.
zoom_out_map
5/9
Numa casa com tantas atrações do lado de fora, a decoração dos quartos (na página ao lado) segue uma linha mais simples: poucos elementos, mas muito bem escolhidos.
-
6.
zoom_out_map
6/9
No espaço do casal, a cama com cabeceira de couro (Casapronta) ganhou um dossel. Enxoval da Casa Mineira.
-
7.
zoom_out_map
7/9
O deque, que recobre a área de lazer, de 97 m², também é de eucalipto autoclavado.
-
8.
zoom_out_map
8/9
Se o tempo está bom, não há dúvida: as refeições da família vão acontecer na mesa da área externa, abraçada pelas espécies exuberantes da mata atlântica. Há um pergolado de eucalipto autoclavado, com cobertura de vidro, para sombrear o local, e um banco em l acomoda todos – na verdade, o móvel, de 9 m de extensão, começa lá perto da piscina, em versão sem encosto.
-
9.
zoom_out_map
9/9
Cadeiras e chaises de fibra sintética (dedon) resistem às intempéries, ao cloro e à água salgada. “a varanda é muito usada, todos passam por ali. Precisava de materiais que acompanhassem o movimento”, conta a arquiteta carolina Rocco. Na suíte de hóspedes, acima do cortineiro, o que parece uma prateleira é uma luminária feita de cobre (Lightworks Iluminação).
Espaços abertos propiciam o convívio
Nas memórias do proprietário desta casa, as férias na praia estão entre as melhores lembranças da infância. “A casa de veraneio de quando eu era criança representa muito para mim. Queria encontrar um lugar que signifcasse o mesmo para os meus três filhos”, conta o empresário. Foi na charmosa Juqueí, no litoral norte paulista, que ele e a mulher realizaram o sonho: compraram uma casa pronta e convidaram a arquiteta Carolina Rocco a fazer algumas alterações na planta e criar a decoração. “Minha ideia foi privilegiar a convivência. Imaginei as crianças brincando pelos ambientes enquanto os adultos conversam. Por isso, os espaços são versáteis, e a circulação, generosa”, explica Carolina. Os tons contribuem para um clima convidativo. “Aqui, um dia perfeito é ir para a praia, voltar para um mergulho na piscina e, depois, todo mundo junto ver um flme”, diz o empresário.
*Matéria publicada em Casa Claudia #617 – Janeiro de 2013