Casa em Paraty possui decoração afetiva e toque de verde que tranquiliza

Um casal de estrangeiros encontrou nesta morada na cidade histórica, no litoral sul fluminense, o lugar perfeito para curtir a vida com leveza

Paraty, RJ, é repleta de tesouros naturais, culturais e arquitetônicos. O calçamento de pedras irregulares do centro histórico, o casario, os ateliês de artistas e as praias emolduradas no verde das montanhas seduzem gente do mundo todo. Tantas maravilhas também tocaram o coração da chef Lauretta da Martinica, nascida nessa ilha do Caribe que lhe empresta o sobrenome. “Quando cheguei aqui, senti amor à primeira vista. Tudo me encantava”, conta. Ex-modelo que desfilou para estilistas como Paco Rabanne e Yves Saint Laurent (1936-2008), ela vivia em Paris com o marido, o arquiteto francês Alain Demachy, e, durante dois anos, o casal alugou um refúgio para passar as férias nos trópicos. “Mas ele queria um lugar com nossa personalidade. Por isso, decidimos comprar um imóvel em Paraty.” Há 12 anos, receberam a notícia, por meio de amigos, de que uma construção colonial, restaurada na década de 1980 pelos arquitetos Renato Tavolaro e Sérgio Santoro (1948-1991), havia sido colocada à venda. “Pegamos um voo no dia seguinte. Tivemos a sorte de encontrar a casa pronta”, lembra a proprietária, que apenas pintou de verde-celadon algumas paredes, portas e janelas. Os móveis, os objetos e o enxoval vieram da França em cinco contêineres. “Mantínhamos muitas peças num depósito. Selecionamos para trazer aquilo que mais combinava com a atmosfera praiana. Depois também compramos itens de mobiliário e obras de arte em Paraty e na mineira Tiradentes a fm de garantir o tempero da brasilidade”, explica. A coleção de fotografas, tão querida da chef, merece lugar de destaque na sala, assim como os livros sobre cultura brasileira empilhados em duas mesas de centro – tudo à mão para saciar a curiosidade dos amigos. Há quatro anos, o casal escolheu fincar raízes no Brasil e, recentemente, Lauretta abriu com a sócia, Gisela Schmitt, a empresa de catering para eventos náuticos Gastromar. Agora, Paris é que virou destino de férias.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s