Casa feita de contêineres reduz o tempo da obra pela metade

A Casa Chassi é construída a partir de módulos que o morador pode personalizar e chega ao canteiro de obras quase pronta. Para entender melhor sobre o projeto, conversamos com os arquitetos mineiros Bernardo Horta e Pedro Haruf. Confira! 

Entre as brincadeiras infantis que contemplaram gerações, o LEGO é uma das mais marcantes. Crianças, adolescentes e adultos passam horas montando e desmontando os blocos para fazer construções inimagináveis. A Casa Chassi, desenvolvida pelos arquitetos mineiros Bernardo Horta e Pedro Haruf, funciona de maneira parecida: o morador escolhe entre os inúmeros módulos disponíveis, suas posições e seus andares, criando sua casa dos sonhos em pouquíssimo tempo!

casa-chassi-hometeka-pronta

 (/)

A intenção de participar do concurso de arquitetura da Hometeka fez a dupla encarar os livros e outras fontes de pesquisa. Inspirados por Le Corbuisier, pela casa desmontada de Jean Prouvé e toda uma geração de arquitetos que criticava o avanço lento da arquitetura em relação à indústria automobilística, Horta e Haruf tiveram uma ideia: criar uma casa modular diferente.

casa-chassi-hometeka-durante-transporte

 (/)

Com estruturada baseada em um chassi, suporte onde os outros elementos do carro são montados, a casa modular é feita de vários conteineres de 9 x 3 metros — tamanho perfeito para que eles possam ser transportados já montados pelas estradas brasileiras. Tudo que o morador precisa fazer é decidir entre as plantas disponíveis no site da Hometeka, que abraçou a parceria,  e então personalizá-las! 

ssi-hometeka-por-fora-de-frente

 (/)

Depois disso, é só encaixar. O método foi posto à prova durante a feira Construir Minas 2015, onde três módulos – sala, cozinha e quarto – foram construídos pela startup em apenas 10 dias. De acordo com os arquitetos, a rapidez não foi uma exceção da feira: “a obra não passaria de trinta dias. É quase um jogo de montar, os materiais são industrializados e você monta a casa”, afirmou Pedro. 

casa-chassi-hometeka-por-dentro

 (/)

Não são só rapidez e praticidade que definem a Chassi. Ela também é completamente adaptável, tanto na aparência, quanto no valor. “O mais legal é a possibilidade de dar ao cliente a escolha, a oportunidade dele fazer seu próprio projeto. A estrutura dos contêineres é independente e o morador pode usar os revestimentos que desejar”, explicou Pedro.

O lar perfeito é criado para caber no orçamento —  é só adicionar ou excluir módulos do projeto para modificar o preço também. Térreo, sobrado, três andares, com jardim, cinco quartos: tudo é possível!  “Além da casa construída, nós fizemos mais de 40 variações de plantas possíveis e, dentro dessas variações, o morador pode construir qualquer casa”, contaram. 

Ih, deu vontade de se mudar permanentemente para a praia? Você pode: “ainda é necessário preparar o terreno, refazer as ligações sanitárias, hidráulicas e elétricas”, avisou Bernardo. Mas a Chassi vai com você!

Mais da Hometeka: Criado por brasileiro, plugin para SketchUp facilita vida de arquitetos

Leia também:

10 projetos incríveis feitos com contêineres

9 casas construídas com conteineres

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s