Casa na praia é construída em dois blocos distintos e duas vigas

Projetada pela Yuri Vital Arquitetura, a Casa de 2 Vigas é separada em dois blocos e possui tudo que a família amante do mar precisa

1casa-na-praia-e-construida-em-dois-blocos-distintos-e-duas-vigas

 (/)

Quando ainda era só um projeto 3D, em 2011, muitos duvidaram da Casa de 2 Vigas. Hoje, essas mesmas pessoas ficam de boca aberta ao ver a construção projetada pela equipe do arquiteto Yuri Vital, realizada pela Podium Contrutora e com ambientação da S + N Architecture and Interiors, em um condomínio na praia de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte. 

Residente da capital do estado, Natal, o morador pediu um refúgio diferente. “A ideia era projetar uma casa na praia com uma cara litorânea mesmo”, explicou Yuri ao Casa.com.br. Para isso, o escritório pesquisou conceitos, vivências, cartas de ventos e pluviometrias locais.

2casa-na-praia-e-construida-em-dois-blocos-distintos-e-duas-vigas

 (/)

O conceito final, bem pensado, é simples: um grande bloco quadrado, cortado ao meio e separado, formando dois pavimentos em elevações diferentes. Tudo isso sustentado apenas por quatro pilares e duas vigas, detalhe que assustava – e muito – não só os desentendidos, mas outros profissionais. O moradora, porém, adorou. Fã da praia e do mar, o projeto tinha tudo que ele precisava para as temporadas de férias que passa com sua família.

4casa-na-praia-e-construida-em-dois-blocos-distintos-e-duas-vigas

 (/)

O primeiro pavimento, elevado um metro em relação ao terreno, compõe o living da habitação. Sala de estar e cozinha são bem iluminadas pelo sol que bate através das paredes mais longas, envidraçadas – a ideia de fazê-las assim não só ajuda a esquentar e secar os moradores molhados de água do mar, como também mantém a casa salubre durante os meses em que fica fechada. Esse bloco ainda possui um terraço de onde é possível admirar o por do sol praiano.

5casa-na-praia-e-construida-em-dois-blocos-distintos-e-duas-vigas

 (/)

Uma escada na área externa dá acesso ao segundo pavimento, a 2,5 m de altura do terreno. Ali estão os quartos dos moradores, equipados com banheiro e frigobar – assim ninguém precisa ficar descendo até a cozinha para o lanchinho da madrugada.

6casa-na-praia-e-construida-em-dois-blocos-distintos-e-duas-vigas

 (/)

De acordo com Yuri, os ambientes com essa separação são ideais devido aos hábitos de cada membro da família. “Tem gente que acorda às 6h para pegar onda, gente que acorda às 8h, os mais novos depois do meio-dia…”, disse. “A cozinha isolada dos quartos evita o incômodo com o barulho de panelas, liquidificador e afins”.

No grande espaço que sobra embaixo da casa, há uma área de convivência destinada a churrascos, festas e também descanso, com redes confortáveis que dão o tom de aconchego.

3casa-na-praia-e-construida-em-dois-blocos-distintos-e-duas-vigas

 (/)

A Casa de 2 Vigas foi uma construção econômica. Yuri explica: ela não possui uma fundação tradicional. “Menos fundação significa menos custo estrutural. Isso [a pouca fundação] é compensada por empenas estruturais de concreto, que contraventam a peça”.

8casa-na-praia-e-construida-em-dois-blocos-distintos-e-duas-vigas

 (/)

O concreto queimado contrasta de maneira elegante com a madeira e o vidro – o foco dos materiais é a fácil manutenção. No fim, apesar de parecer complexa, a Casa de 2 Vigas gira em torno da simplicidade – assim como boas férias na praia devem ser.

9casa-na-praia-e-construida-em-dois-blocos-distintos-e-duas-vigas

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s