Cobertura de 440 m² linda, leve e luminosa
Assim é a cobertura onde vive a empresária Patricia Wohnrath, decorada tal qual a personalidade da dona. Tons quentes, espaços amplos e a vista de arrasar garantiram esse resultado
Por Reportagem Visual Michele Moulatlet | Texto Rosele Martins | Fotos Evelyn Müller
access_time
14 dez 2016, 13h38 - Publicado em 16 dez 2015, 20h57
Quando entrou nesta cobertura de 440 m² pela primeira vez, a empresária Patricia Wohnrath deparou com a amplitude e a paisagem que há tempos buscava. Porém, vislumbrou também um cenário bem diferente de seu estilo: paredes pretas e espelhos davam um ar noturno à decoração. “Sou o oposto disso. Amo o sol e as cores vivas”, fala. Essas características foram usadas pela arquiteta Deborah Roig ao planejar a transformação do apartamento num ninho com a cara da dona, que se mudou para cá com o marido e os dois filhos – recentemente, o golden retriever Thor se juntou à família. “A personalidade da Patricia me inspirou a adotar tons quentes, como o laranja e o cobre, em contraste com o verde e o azul. Tudo, no entanto, sem pesar a mão. O fundo é neutro”, explica a profissional. Mesmo a essa base, ela adicionou calor. “Investi na madeira e num cinza argiloso.” Outra boa saída para deixar a moradora à vontade foi aproveitar peças que a moça já tinha. “A essência das pessoas é o melhor norte de um projeto”, resume Deborah.
-
1.
zoom_out_map
1/10
A grande área livre do piso superior faz a alegria do golden retriever Thor, o xodó da moradora.
-
2.
zoom_out_map
2/10
As poltronas atrás dela são da Casual. Aqui, o colar de sementes (Olho Interni) forma um belo contraste com a superfície lisa da mesa. Tapete da Botteh.
-
3.
zoom_out_map
3/10
As obras de arte foram dispostas na parede de maneira assimétrica, o que atrai o olhar. Fechar o guarda-corpo da escada existente com chapas metálicas e pintar tudo de vermelho valorizou o conjunto. Sofá do Espaço Moveleiro e mesa lateral do Empório Beraldin.
-
4.
zoom_out_map
4/10
Dois suportes redondos (LS Selection), usados normalmente para circundar velas, ganharam nova função sobre a mesa de jantar: abertos e entrelaçados, desenham uma espécie de escultura. Lustre da La Lampe e cadeiras do acervo da família.
-
5.
zoom_out_map
5/10
O equilíbrio entre os traços retos e orgânicos permeia a 3 proposta, como atestam as poltronas ao fundo e as mesas de centro, tudo da Artefacto.
-
6.
zoom_out_map
6/10
O bufê laranja (Olho Interni) aquece este canto do living. Gravura de Aldemir Martins (1922-2006).
-
7.
zoom_out_map
7/10
No quarto, mantas coloridas (Codex Home) sobressaem no enxoval claro (Casa Almeida).
-
8.
zoom_out_map
8/10
De qualquer ponto do apartamento, como na varanda do térreo, vê-se o exterior. Namoradeiras da Artefacto, mesa de centro do Empório Beraldin e vasos da L’Oeil.
-
9.
zoom_out_map
9/10
As cadeiras (Casual), resistentes a intempéries, tornam prática a área da churrasqueira, já que não é preciso sair cor rendo para recolhê-las quando chove.
-
10.
zoom_out_map
10/10
Jabuticabeiras, lavandas e azaleias, plantadas em vasos pela Anni Verdi, emolduram o terraço, que tem piso de limestone. O banco de madeira e com almofadas ajuda a acomodar os amigos e apreciar o skyline da zona sul da cidade.