Como criar uma paleta de cores para a casa inteira

Pensar em integrar os diversos cômodos da casa com tons semelhantes ajuda a tornar a decoração mais fluida de um ambiente ao outro

A maioria das pessoas considera uma paleta de cores para decorar um cômodo, mas raramente elas costumam pensar na casa como um todo. Considerar o ambiente inteiro ajuda a tornar a transição entre os espaços mais fluida. O designer de interiores Brian Paquette pensa a casa como um círculo e acredita que cada cômodo deve informar o outro com elementos de cor, escala e textura, tornando as transições mais confortáveis e orgânicas. Para entender melhor o que isso quer dizer, o Architectural Digest fez um tour por uma casa de estilo colonial em Mercer Island, em Washington, EUA. Paquette ensina o processo de chegar a uma paleta de cores que seja abrangente e coesa, sem perder em estilo.

Determine suas cores preferidas

1-como-criar-uma-paleta-de-cores-para-a-casa-inteira

 (/)

Ao conversar com seus clientes, Paquette costuma primeiro perguntar sobre as cores que eles gostam de usar. “Geralmente, os tons que ele considera mais confortáveis para vestir, são os mesmos que escolheria para colocar na sua casa”, diz. A natureza também pode ser uma boa fonte de tons harmoniosos. Nesta casa, o amor do cliente por todos os tons de azul fizeram a paleta de cores. Uma vez escolhida a cor principal, eleja alguns tons mais neutros, terrosos, e considere o que quer destacar e o que não quer deixar em evidência.

Adicione elementos surpresa

2-como-criar-uma-paleta-de-cores-para-a-casa-inteira

 (/)

Depois de resolver 90% da decoração da casa, pense em elementos que fujam do comum. Paquette sugere adicionar em algum cômodo algo na tonalidade verde-grama. Isso ajuda a trazer um pouco da energia do exterior para o ambiente interno.

Aposte em repetições

3-como-criar-uma-paleta-de-cores-para-a-casa-inteira

 (/)

Na sala de estar da casa, o padrão das cortinas foi replicado nas almofadas que ficam sobre um sofá neutro. A técnica funciona bem para espaços modernos e contemporâneos. O mesmo tecido também foi usado nas cadeiras da sala de jantar e em uma chaise, criando uma conexão entre os cômodos.

Ouse em cima da paleta de cores

4-como-criar-uma-paleta-de-cores-para-a-casa-inteira

 (/)

No quarto, Paquette continuou seguindo a paleta de tons azuis, mas com um pouco mais de ousadia, com a presença de azul marinho e turquesa no papel de parede.

Arte independente

5-como-criar-uma-paleta-de-cores-para-a-casa-inteira

 (/)

As obras de arte não precisam seguir combinações de cores específicas. Esta peça acima da cômoda, por exemplo, é monocromática e combina com o resto da sala.

 

Leia também:

5 dicas para acertar na paleta de cores preta e branca

8 passos para incluir as cores pastel na decoração da casa

9 maneiras de usar as cores de 2017 da Pantone na sua casa

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s