Cores fortes e design europeu trazem novos ares ao apartamento em Curitiba
O novo espaço vem com uma paleta ousada, que mistura roxo, azul, amarelo e vermelho
Por Reportagem Visual Alessandra Okazaki e Pauki Lagreca | Texto Lucila Vigneron Villaça
access_time
21 dez 2016, 11h42 - Publicado em 18 jun 2012, 19h27
Estava chegando a hora de voltar ao Brasil e a família curitibana, já acostumada com a estética de sua morada portuguesa, queria renovar a decoração do apartamento brasileiro. Com a ajuda dos arquitetos que haviam reformado o imóvel em 2007, eles compraram a mobília na Europa. Mas só conferiram o resultado no retorno, quando viram realizado seu desejo por ambientes mais coloridos.
Design europeu na bagagem
Depois de quase um ano morando em Portugal, o casal Rossana e Marco Antônio decidiu aproveitar que ainda estava na Europa e comprar móveis e objetos assinados por designers a preços mais acessíveis. “Percebemos que seria uma oportunidade de repaginar nosso apartamento no Brasil. Queríamos voltar já com a decoração nova”, conta Rossana. A família ansiava também por espaços mais coloridos, uma vez que a ambientação anterior era baseada nos tons de branco e preto. “Apostamos numa paleta ousada, que mistura roxo, azul, amarelo e vermelho”, diz o arquiteto André Largura, que, junto com a parceira, Giovana Kimak, designer de interiores, deu um giro pelas lojas portuguesas. “De perfl cosmopolita, os proprietários apreciam peças com desenho arrojado, por isso buscamos investir em marcas como Kartell, Moroso e Kare”, fala Giovana.
-
1.
zoom_out_map
1/8
Lembranças de viagens da moradora, vasos de cores e formatos diferentes ficam agrupados sobre o aparador. “Assim, eles ganham o devido destaque, senão correm o risco de ficarem apagados na decoração”, ensina o arquiteto André Largura.
-
2.
zoom_out_map
2/8
Rossana e o filho, Marco, aproveitam a sala de estar, onde se destacam as poltronas Swan (Inove Design) revestidas de tecido roxo.
-
3.
zoom_out_map
3/8
Sofia se diverte na cadeira Spun, do designer inglês Thomas Heatherwick, que chama a atenção pelo formato cônico.
-
4.
zoom_out_map
4/8
Um móvel que abriga aparelhos de som e TV, feito sob medida, serve de divisória para o estar e o jantar, integrados na reforma de 2007. As mesas de centro são bancos de demolição (Depósito Santo Antônio).
-
5.
zoom_out_map
5/8
“O sofá azul da marca alemã Kare exalta a estética retrô da decoração”, diz a designer. Como há uma mistura de diversos tons, os profissionais usaram uma regra para manter a harmonia na decoração. “A cor se repete no papel de parede da sala de jantar, e em objetos sobre a mesa de centro. Esse triângulo imaginário faz uma ligação entre os ambientes e traz fluidez para a área social”, explica André. Sobre a mesa lateral, abajur de acrílico da Kartell.
-
6.
zoom_out_map
6/8
Abajures roxos da Kartell. O papel de parede é da holandesa Eijffinger.
-
7.
zoom_out_map
7/8
Na varanda, remeter ao verde virou uma grande brincadeira. Todos os móveis são desse tom, inclusive a parede e a cabeça de vaca (Art in the City). Cadeira de Patricia Urquiola e banco Shitake, de Marcel Wanders (Moroso).
-
8.
zoom_out_map
8/8
Na sala de jantar, a mesa Tulipa, de Eero Saarinen, acompanha cadeiras com camurça vermelha e pés palito, trazendo o estilo dos anos 1950. O contraponto contemporâneo aparece nas peças de acrílico (Inove Design).