Decoração do apê conta histórias através peças cheias de memória

Com a mistura, foi criada a decoração deste apartamento paulistano – uma joia dos anos 1940. Nos ambientes, cada peça revela uma história.

O edifício, um legítimo art déco dos anos 1940, fica numa das ruas mais bonitas de São Paulo, a Rio de Janeiro, com uma vista deslumbrante para o vale do Pacaembu. “Falo sempre que moro no Rio, de frente para o mar”, diz a figurinista e professora de cinema e moda Yael Amazonas. Porém, quando seu pai comprou o apartamento, o imóvel estava em condições deploráveis. “O piso de ipê-rosa era praticamente a única coisa que podíamos aproveitar”, lembra a arquiteta Ana Galli, responsável pela reforma e pela decoração. Abriram-se espaços, e os ambientes foram inundados de luz, formando o cenário ideal para receber os objetos de família carinhosamente conservados por Yael: quadros bordados pela avó Raya, a mesa e a bandeja de latão que pertenceram ao avô, molduras antigas presenteadas pela mãe… O passado também está nas peças coletadas em feirinhas e instituições de caridade. “A maioria dos móveis não foi restaurada – o bufê continua lascado, a mesa ainda tem marcas de copos”, conta Ana. “Adotamos o conceito japonês wabi-sabi, que, poeticamente, procura enxergar beleza na imperfeição e nos sinais da passagem do tempo”, conclui.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s