Estilo clássico inspira jardim desta casa em Itu

Nesta casa em Itu, no interior de São Paulo, paisagismo e arquitetura seguem o estilo clássico, que nunca sai de moda.

Foram necessários dois anos e 50 maquetes para Roberto Riscala desistir de desenhar a própria morada em Itu, a 100 km de São Paulo. “Entreguei todas a um amigo, o arquiteto Nelson Braga, que adaptou as ideias ao formato atual da construção”, conta o paisagista, igualmente formado em arquitetura. A meia centena de miniaturas era fruto de uma indecisão filosófica. “Pensava: ‘A casa precisa ter exatamente a minha cara’. Mas qual? Só parei quando percebi que nunca encontraria a resposta definitiva”, lembra. Todos os esboços, porém, repetiam traços como arcos na fachada e elementos simétricos, comprovando que Riscala tem, sim, uma cara. E ela é clássica, nos moldes das vilas italianas planejadas por Andrea Palladio (1508-1580). “Realmente admiro muito as obras dele, que, cinco séculos depois de erguidas, não perdem a atualidade”, afirma.

Numa legítima villa palladiana como a La Rotonda, a mais famosa, na região do Vêneto, não podem faltar frontões e colunas. “Há também muito cuidado com simetria e proporção. Os lados devem sempre se espelhar, particularidade que sigo em meus projetos”, diz Riscala. Embora o visual tenha um quê de Palladio, mais influências são percebidas na morada. “Já ouvi, por exemplo, que ela lembra construções marroquinas e a casa da minha avó, em São Paulo. Talvez porque, de uma forma ou de outra, todos se inspirem no traço clássico do mestre.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s