Gustavo Pena vence concurso para projetar a nova prefeitura de BH

Belo Horizonte terá nova sede da prefeitura assinada pelo escritório mineiro Gustavo Penna Arquiteto e Associados.

gustavopenna3

 (/)

 

A proposta do edifício – escolhida em meio a 80 projetos de profissionais de todo o país – será integrar ao máximo a construção com o entorno e preservar o patrimônio arquitetônico do centro da cidade. Com 13 pavimentos e uma área construída de 100.000m², a nova sede do poder público municipal terá fachada translucida e ocupará o terreno onde hoje funciona o estacionamento da rodoviária, na Praça Rio Branco. 

Segundo a ata do concurso, elaborada pela comissão julgadora e divulgada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, “o projeto vencedor destaca-se pelo gesto de generosidade em relação à cidade que constitui a base da solução apresentada, com a criação de uma grande praça no pavimento atualmente ocupado pelo estacionamento da Rodoviária, que se constitui não apenas como acesso principal ao edifício, mas como espaço de convergência de fluxos, encontro e permanência no coração da área central de nossa capital”.

 

Os escritórios mineiros, Vazio S/A de Carlos M Teixeira e Estudio Arquitetura e Planejamento de Eduardo França e Letícia de Azevedo ficaram com o segundo e terceiro lugar respectivamente.

 

Sobre Gustavo Penna:

Como um poeta da arquitetura, o mineiro Gustavo Pena, erudito e dono de um traçado de linhas puras e modernas, é considerado um mestre ao desenhar projetos que se relacionam com o entorno. “Arquitetura é um movimento na direção do outro. Eu acho que quem sabe fazer um gesto de generosidade, de carinho, sabe fazer arquitetura. Ela tem que servir, ser referência e instalar uma harmonia”, revela Gustavo Penna.

 

 

gustavopenna5

 (/)

gustavopenna8

 (/)

gustavopenna2

 (/)

gustavo penna1

 (/)

gustavopenna7

 (/)

gustavopenna4

 (/)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s