Jogo de espelhos na sala

Leitora da Comunidade CASA CLAUDIA quer saber onde é melhor instalar o espelho na sala.

“Quero colocar um espelho em minha sala, mas não sei qual é a melhor estratégia: usá-lo na parede em frente à porta de entrada, para dar amplitude, ou em outra parede, para refetir e multiplicar os objetos?” Sandra Lima, via Comunidade CASA CLAUDIA.

secoes-jul-04

 (/)

Para decidir em qual parede irá instalar o espelho, avalie o que deseja obter com esse recurso: dar profundidade ao ambiente, clarear áreas escuras, refletir algo que acha bonito? Se a sala é pequena, colocá-lo na parede de fundo trará a sensação de amplitude. Caso o espaço tenha janelas ou portas voltadas para o jardim ou a varanda, a solução campeã é fixá-lo na parede oposta a elas – o espelho aumentará a luminosidade, rebatendo a luz que entra pelas aberturas, e trará o verde para dentro do ambiente. Agora, se a paisagem não for tão exuberante (quem vai querer reproduzir um paredão de prédios?), é melhor apostar na reflexão dos objetos. Uma localização clássica para o espelho é na sala de jantar, na parede atrás do aparador, posição em que a peça cria a impressão de profundidade e valoriza vasos, garrafas, taças e outros itens sobre o móvel. Por fim, aí vai uma informação a título de curiosidade: segundo o feng shui, técnica chinesa de harmonização de ambientes, um espelho em frente à porta de entrada tem a propriedade de repelir toda a energia ruim que tenta entrar na casa.

Consultoras: arquiteta Cristina Bozian, tel. (11) 3253-7544, São Paulo, e designers de interiores Maristela Gorayeb, tel. (11) 3062-7536, São Paulo, e Karina Koetzler, tel. (48) 9972-8384, Florianópolis.

Dúvidas sobre decoração? Mande sua pergunta para casaclaudia.abril@atleitor.com.br

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.