Leveza e frescor num apartamento em Salvador repleto de arte
A arte é a protagonista deste apartamento em Salvador. Mas, como convém a morada baiana, ela aparece rodeada de leveza e muito frescor.
Por Reportagem Visual Aldi Flosi | Texto Simone Serpa | Fotos Xico Diniz
access_time
19 jan 2017, 11h16 - Publicado em 20 mar 2014, 20h30
-
1.
zoom_out_map
1/9
Fotos de barcos, assinadas por Damásio Cruz, revelam a inspiração náutica do projeto. Elas foram descentralizadas nas molduras para dar ideia de movimento. O tapete agrega cor.
-
2.
zoom_out_map
2/9
A cozinha (Bahiacloset) tem mesa de jacarandá (Velha Bahia), cadeiras Louis Ghost e arranjo da Tropyfora. Este é o ambiente onde o proprietário, Nino Nogueira, costuma receber os amigos.
-
3.
zoom_out_map
3/9
Bolo quentinho na cozinha de Nino Nogueira.
-
4.
zoom_out_map
4/9
O morador Nino Nogueira.
-
5.
zoom_out_map
5/9
“Cada peça da decoração foi escolhida com o maior cuidado”, diz o morador. Pintura pop assinada por Daniela Steele.
-
6.
zoom_out_map
6/9
O painel com anjo barroco, de Antonio Vieira, tem como companhia a escultura de Paulo Lerner. Minicômoda e cristaleira da Nino Nogueira Decor.
-
7.
zoom_out_map
7/9
O mix de azuis dos tecidos (coleção Sig Bergamin para a Renauxview) denota o estilo navy. A porta-camarão isola o banheiro, integrado ao closet.
-
8.
zoom_out_map
8/9
O estilo navy é forte nos quartos, ao fundo a vista para Salvador.
-
9.
zoom_out_map
9/9
A cômoda biedermeier, herança de família, encontra-se ladeada pelas cadeiras Flexus, de Pedro Useche para a Mais Design. Atrás de uma delas, a imagem dos colares foi clicada por Uran Rodrigues.
Com este apartamento dúplex, de 206 m2, o designer baiano Nino Nogueira realizou o sonho de viver no Rio Vermelho, bairro boêmio da capital baiana. Desde o início, ele estava decidido. “A vista para a praia da Paciência nortearia a ambientação”, diz. No primeiro andar, o sofá foi disposto de modo a oferecer a melhor visão do mar. E vêm justamente do oceano os tons azuis que colorem móveis, obras de arte e objetos selecionados para o projeto, concebido por Nino e pela arquiteta Ana Paula Magalhães. Em sintonia, a dupla tirou proveito também de ideias surgidas durante a reforma. “Descobrimos um desnível no teto e o transformamos em nicho para esculturas e outros itens”, conta o designer. A estrutura de gesso acartonado recebe luz indireta, o que cria uma atmosfera acolhedora e valoriza as peças. Toda a base da decoração – neutra e discreta – procura, com sucesso, destacar a presença da arte: quem não se impressiona com a tela pop, de 2 x 2 m, que sobressai no centro do living?