Moda e decoração: um apartamento no Rio decorado com memórias e afetos

Neste apartamento de 250m², no Rio de Janeiro, as lembranças de viagem e os objetos afetivos inspiraram a moradora na hora de decorar

Tudo era para ser provisório. A professora e pesquisadora de Moda Paula Acioli, do Rio de Janeiro, iria reformar o apartamento de 450 m² no Flamengo e precisava alugar um espaço temporário para morar confortavelmente com a família durante esta reforma. Foi assim que Paula se mudou com o marido e a filha para um apê menor, de 250 m², no mesmo bairro. “Foi necessário pouco tempo para, diante da visão do Pão de Açúcar, decidir que não queríamos sair dali”, conta, justificando o porquê de a casa provisória ter virado definitiva.

Nos meses seguintes, a família começou a decorar o lar com seu estilo, dando espaço para suas memórias e afetos. “Decorei minha casa com as lembranças que trouxe de viagens, objetos que herdei de familiares e inspirações que me formaram em minha trajetória acadêmica e pessoal”, ela afirma. Para ajudar neste processo, contratou a arquiteta Ângela Frota para fazer o projeto de marcenaria e iluminação.

As inspirações trazidas da moda fizeram com que vestidos fossem enquadrados e sapatos se tornassem objetos para decorar mesas de centro, por exemplo. Os mais de 3500 livros da família saíram de um escritório fechado e ganharam uma biblioteca em um corredor aberto. As lembranças de viagem, como máscaras africanas, invadiram paredes e passaram a criar uma espécie de santuário. Ânforas e objetos herdados de familiares e amigos foram colocados na sala.

01-moradora-inspira-se-em-memorias-e-afetos-para-redecorar-apartamento

 (/)

02-moradora-inspira-se-em-memorias-e-afetos-para-redecorar-apartamento

 (/)

03-moradora-inspira-se-em-memorias-e-afetos-para-redecorar-apartamento

 (/)

04-moradora-inspira-se-em-memorias-e-afetos-para-redecorar-apartamento

 (/)

05-moradora-inspira-se-em-memorias-e-afetos-para-redecorar-apartamento

 (/)

06-moradora-inspira-se-em-memorias-e-afetos-para-redecorar-apartamento

 (/)

07-moradora-inspira-se-em-memorias-e-afetos-para-redecorar-apartamento

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s