Morada em plena cidade tem ares de casa de campo
Um pé lá, outro cá. Nesta casa paulistana, terraço, jardim e cozinha gourmet integram a área de lazer. Com tantos recursos, os proprietários vivem o dia a dia como se estivessem no interior.
Por Por Cristina Bava e Rosele Martins Fotos: Luis Gomes
access_time
19 jan 2017, 11h10 - Publicado em 16 ago 2010, 14h37
O arquiteto René Fernandes demorou um pouco a descobrir como fazer uma casa provençal em plena São Paulo. Depois de algumas conversas, percebi: os clientes não se referiam ao estilo arquitetônico típico do sul da França, mas ao jeito de morar daquela região, diz ele. Na Provença, sempre se está no jardim. Com esse conceito assimilado, foi fácil desenhar a planta conectada ao exterior de forma tão intensa que é possível mergulhar da sala diretamente na piscina. Em noites quentes, abrimos as portas de vidro e transformamos as áreas interna e externa numa coisa só, conta a proprietária. Confira também uma outra casa na cidade com o clima do campo.
-
1.
zoom_out_map
1/9 (Divulgação)
Mas não é preciso passar pelos ambientes internos para alcançar o pátio: o hall de entrada dá acesso direto ao deck e à piscina, revestida com pastilhas de porcelana 5 x 5 cm (Jatobá). Seis jatos de hidromassagem complementam a diversão dentro dágua.
-
2.
zoom_out_map
2/9 (Divulgação)
Ante a necessidade de uma construção espaçosa e as dimensões do lote 12 x 36 m , René precisou de desníveis para acomodar tudo sem atravancar o terreno nem prejudicar a ventilação e a iluminação naturais. A moradia ficou clara e arejada. Nem parece estar em um bairro central da cidade, conta ele.
-
3.
zoom_out_map
3/9 (Divulgação)
Duas fileiras de janelas máximo-ar iluminam a bancada. Aqui na cozinha, o verde das paredes foi escolha da moradora. Não tenho medo de cores marcantes, diz a moça. Na ilha central, o tampo é de madeira teca.
-
4.
zoom_out_map
4/9 (Divulgação)
O caminho externo de mosaico português caramelo passa pela lateral da cozinha, logo abaixo das duas fileiras de janelas.
-
5.
zoom_out_map
5/9 (Divulgação)
A entrada fica na lateral: depois de percorrer o corredor de pedra, chega-se à porta pivotante de ipê. Quem dobra à direita sobe os degraus e segue para a cozinha e a sala de almoço. À esquerda, a saída é para o quintal.
-
6.
zoom_out_map
6/9 (Divulgação)
Uma demão de verniz acetinado (Bona) protege o assoalho de cumaru da sala de estar, separada da área de mergulho somente por portas de correr de vidro temperado. Para incrementar o lazer também no inverno, o espaço conta com uma lareira, revestida de aço corten (com aspecto enferrujado).
-
7.
zoom_out_map
7/9 (Divulgação)
O terraço ocupa a cobertura da sala de TV, nos fundos.
-
8.
zoom_out_map
8/9 (Divulgação)
Descendo os degraus do terraço, família e amigos se reúnem para churrasco e pizza na cozinha gourmet. Ele se abre tanto para o pátio quanto para o interior da casa, graças a uma varanda envidraçada com piso de ipê, prolongamento do deck.
-
9.
zoom_out_map
9/9 (Divulgação)
A planta se organiza ao redor da piscina. Para ela se voltam os espaços sociais e de lazer, além da suíte do casal, no segundo andar.