Nesta casa, a arte é sempre bem-vinda

Quem circula pela Pça. Franklin Roosevelt com frequência já deve ter reparado que sobrevive, ali, uma casa antiga, cuja fachada preenchida com grafites multicoloridos sinaliza a paixão da moradora pela vida na metrópole.

nesta-casa-a-arte-e-sempre-bem-vinda-0

“Achei importante preservar ao máximo este lugar. É a única casa da praça” Jussara Felix

Com a promessa de manter tudo o mais intacto possível, há dez anos Jussara Felix conseguiu comprar de uma senhora esta casa da década de 1920, com 180 m² de terreno, voltada para a Pça. Franklin Roosevelt. “No começo, todos achavam que era um lugar abandonado. Vi graça nisso e, antes de me mudar de fato, eu o usei como cenário de meus filmes de terror”, recorda-se ela, que atua como cineasta e ilustradora. Jussara sabia que, com mínimos reparos, o charme se revelaria no passado preservado. Então, somou à madeira do piso e da escada e às janelas com vitral colorido fotografas, grafites, obras de arte e outros objetos seus e do marido, Alexandre Bamba, ator dos Parlapatões (um dos grupos de teatro alternativo instalados na praça). O casal mora com os chamados “filhos adotivos” – o vira-lata Garo e a rottweiler Guida. “Meu quintal também funciona como ateliê, onde faço pinturas e acomodo cenários. Brinco que vivo num pequeno museu com lembranças por todo lado”, completa.

nesta-casa-a-arte-e-sempre-bem-vinda-1

1. A estante ao pé da escada acomoda livros de arte, CDs, fitas de vídeo com gravações de Jussara e pequenos objetos. O manequim, usado pela moradora para montar figurinos, também virou parte da decoração.

nesta-casa-a-arte-e-sempre-bem-vinda-2

2. Na cozinha, panelas ficam penduradas em ganchos acima do fogão a lenha de ferro. O rasgo na parede ao lado do equipamento serviu de apoio para o vaso de temperos, ao alcance de quem prepara as refeições.

nesta-casa-a-arte-e-sempre-bem-vinda-3

3. Sobre o sofá com tecido e almofadas estampados, a barata de pelúcia é recordação de um comercial online do qual Alexandre participou. O grafite visto na fachada é de Biofa, Thug Alone e André Mogle.

As indicações de Jussara Felix

Estes endereços, segundo ela, são importantes para aprender sobre a região.  

Confira os outros apartamentos e casa que fazem parte deste especial.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s