Neste apartamento, sobra espaço para obras de arte brasileiras

Quadros, esculturas e fotografias de artistas brasileiros compõem a rica coleção exposta neste apartamento onde vivem um casal e os dois filhos adolescentes, na capital paulista.

*Matéria publicada em Casa Claudia Luxo #31 – Novembro e Dezembro de 2012

apartamento-decorado-obras-de-arte-brasileiras

 (/)

A arte sempre esteve presente na vida do casal de proprietários deste apartamento, onde, em quase todos os ambientes, há obras de artistas brasileiros ou radicados no país. Trabalhos de nomes como Artur Barrio, Arcângelo Ianelli, Frans Krajcberg formam a preciosa coleção, tão estimada tanto pela família quanto pelos amigos que frequentam a morada. “Temos um conjunto de obras que se harmonizam, refletem nosso gosto e apreço pela arte moderna e contemporânea brasileira, sem nenhuma pretensão de buscar coerência na formação de uma coleção”, conta a moradora.

Para receber os quadros, as fotografias e as esculturas, além de acolher a família de maneira confortável, o espaço de 20 anos precisou ser modernizado. A arquiteta Sabrina Matar empreendeu a reforma, por meio da qual atualizou a estética eliminando os arcos das paredes internas, integrou ambientes e renovou os acabamentos. Entre as mudanças, a sala de estar e a de jantar se conectam agora ao home theater por uma porta de correr, que garante privacidade quando necessário. Para o projeto de decoração, a família convidou a designer de interiores Cristina R. Reshef, que ajudou na distribuição e na escolha do mobiliário, criando diálogo visual com as obras. Nas paredes, o tom neutro funciona como pano de fundo para valorizar cada peça importante.

 

“Os proprietários não trouxeram quase nada do imóvel anterior. Compramos no Brasil e em Nova York peças de marcas reconhecidas. Além da beleza, o conforto era um aspecto essencial a cada escolha”, explica Cristina. Entre os elementos de destaque estão as poltronas de couro assinadas por Ray e Charles Eames e o sofá de linho da grife italiana Minotti, que foram adquiridos nos Estados Unidos. “A ideia era viver em um lugar descontraído, iluminado e versátil”, revela a moradora. Um dos desejos dos proprietários foi cobrir o piso com madeira de demolição, que tem textura marcante e aquece os ambientes.

 

Por muitos anos a decoração ficou sem tapete por causa da beleza do material. E um dos grandes atrativos do apartamento, que fica no primeiro andar do edifício, é a varanda. Metade da área útil de 700 m² é ocupada pelo terraço com piso de tijolos. Não à toa, o casal e seus dois filhos adolescentes têm a sensação de viver em uma casa rodeada pelo verde. “É onde gostamos de ler, curtir os cachorros e receber os amigos”, diz a proprietária.  Cercada por obras de arte, móveis de desenho primoroso e um delicioso jardim, a família vive em um espaço que inspira a criatividade todos os dias.

*Matéria publicada em Casa Claudia Luxo #31 – Novembro e Dezembro de 2012

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s