Olhares sobre a casa de vidro

Em São Paulo, a icônica casa de Lina Bo Bardi é palco da primeira mostra do curador Hans Ulrich Obrist no país. Grandes nomes criaram especialmente para o evento.

01-olhares-sobre-casa-vidro

 (Casa de Vidro/Divulgação)

02-olhares-sobre-casa-vidro

 (/)

Reunir obras de artistas e arquitetos como Cildo Meireles, Ernesto Neto, Olafur Eliasson, Waltercio Caldas, Norman Foster, Paulo Mendes da Rocha, Rem Koolhaas – e outros 24 profissionais importantes – é um feito digno de reverência. Pedir que eles criassem algo novo com base no que sentiram ao entrar em contato com a obra de Lina Bo Bardi é, por sua vez, manobra de quem compreende e valoriza a importância do legado da arquiteta para a história cultural do Brasil. O responsável por tais fatos é o curador alemão Hans Ulrich Obrist, diretor da Serpentine Gallery, em Londres. Ele organiza não apenas a ocupação do espaço da icônica residência como também a montagem de uma homenagem à proprietária, autora do projeto do Masp e do Sesc Pompeia. Nos últimos anos, Hans levou exposições similares a outras casas-museus: a do poeta Federico García Lorca, na Espanha, a Casa Luis Barragán, no México, e a Nietzsche Haus, na Suíça. “Hoje, a Casa de Vidro paga seu tributo a sua criadora. Muitos dos trabalhos analisam a esfera doméstica como uma ligação entre a arquitetura e o antigo ocupante”, revela Hans, eleito a pessoa mais influente do mundo das artes pela Art Review Magazine em 2009. A mostra foi dividida em três etapas, a primeira abre no dia 5 de setembro, com trabalhos de Douglas Gordon, Cinthia Marcelle, SANAA, Paulo Mendes da Rocha, entre outros. A segunda começa em novembro e a última fase ocorre entre março e maio de 2013, completando a participação dos 31 nomes envolvidos.

03-olhares-sobre-casa-vidro

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s