Ponte inaugurada em Copenhague homenageia a mobilidade urbana

Com desenho de Olafur Eliasson, ponte monumental chamada Cirkelbroen serve como passagem exclusiva a pedestres e ciclistas

domus-00-eliasson-cirkelbroen

 (/)

Em São Paulo, nunca se discutiu tanto mobilidade urbana — e são estas discussões que nos permitem ver e usufruir das ciclovias e da Avenida Paulista fechada para pedestres em datas especiais e também do Minhocão virando parque no domingo. Na Dinamarca, esta conversa já começou há muito tempo e, por lá, os números de ciclistas e pedestres chegam a ultrapassar o número de motoristas de carros.

Tudo isso para contar da ponte Cirkelbroen, inaugurada nesta semana em Copenhague, capital dinamarquesa, que homenageia justamente os pedestres. Desenhada pelo artista Olafur Eliasson, ela foi construída em formas arredondadas – seu nome, em português significa “ponte de círculos” – e dinâmicas, sobre as quais pedestres e ciclistas podem atravessar e ter a bela paisagem do porto de Copenhague.

São cinco plataformas circulares interligadas, que conecta as pontas de um dos canais de acesso ao porto. A ideia é diminuir a distância e o tempo percorridos por pedestres que transitam por esta área. Com hastes que lembram mastros de navios, ela remete aos próprios barcos ancorados vistos por Eliasson quando criança, “Me lembro de vê-los parados lado a lado e imaginar que dava para se dar uma volta no porto pulando de um para o outro”, contou ele à revista italiana Domus. “Como artista, trabalho com qualidades abstratas e emocionais, e em trabalhos como este, acredito, a arte passa a ter um papel. Estou convencido de que políticos e planejadores urbanos precisam expandir suas caixas de ferramentas e introduzir aquilo que chamo de produtores de realidade criativa – artistas, cientistas sociais, bailarinos, portas, historiadores, ativistas e filósofos – para repensar os espaços urbanos”, disse. 

domus-05-eliasson-cirkelbroen

 (/)

domus-12-eliasson-cirkelbroen

 (/)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s