Prédio abandonado mantém harmonia entre velho e novo após reforma

Reformado, o prédio abriga lojas, escritórios e apartamentos. Todos em um estilo urbano industrial que harmoniza sua história de abandono às renovações

1-prédio-abandonado-mantém-harmonia-entre-velho-e-novo-após-reforma

 (/)

Um prédio negligenciado pode ser salvo e habitado novamente – é isso que os arquitetos da Cadaval & Sola-Morales provaram, ao transformarem uma construção esquecida da Cidade do México em um bloco de lojas, apartamentos e escritórios.

Chamado de CH-Reurbano, o espaço estava tão debilitado que precisou de reforços estruturais. “A construção funcionava mais como três prédios diferentes”, contou um dos responsáveis pelo projeto, Kecho Quenke, ao Dezeen. “Por causa do abandono, a estabilidade das fundações estava comprometida”.

2-prédio-abandonado-mantém-harmonia-entre-velho-e-novo-após-reforma

 (/)

Para remediar o problema, eles construíram um átrio com paredes de concreto que une os três blocos em uma unidade, com função também de circulação e ventilação do local. A partir dele, é possível ter acesso a uma escadaria metálica branca que contempla aos quatro andares e é acompanhada de vasos de plantas.

4-prédio-abandonado-mantém-harmonia-entre-velho-e-novo-após-reforma

 (/)

Em uma tentativa de harmonizar o novo e o velho, os arquitetos mantiveram diversos detalhes arquitetônicos. Tijolos expostos com marcas de gesso trazem um charme urbano decadente, que remete à história de abandono do espaço.

7-prédio-abandonado-mantém-harmonia-entre-velho-e-novo-após-reforma

 (/)

Apesar de trocarem os arcos, o piso e as portas, eles procuraram manter a aparência antiga com tinta descascada.

5-prédio-abandonado-mantém-harmonia-entre-velho-e-novo-após-reforma

 (/)

Depois da reforma o prédio foi completamente ocupado. No térreo, co-habitam uma padaria, um café e uma loja de bicicletas.

6-prédio-abandonado-mantém-harmonia-entre-velho-e-novo-após-reforma

 (/)

Pequenos escritórios e start-ups tomaram o piso seguinte. Nos dois andares restantes há apartamentos de tamanhos e configurações variadas!

Leia também:

Antiga estação de trem virou casa cheia de personalidade na Suécia

Estas 3 casas esculturais vão te impressionar

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.