Reforma ampliou os ambientes desta casa em terreno estreito
O inquilino encarou uma reforma de 5 meses para transformar o que era estreito e pouco aproveitado em espaços mais amplos, acolhedores e com gostosa vista para o jardim.
Por Reportagem Visual Tiago Cappi | Texto Regina Galvão | Fotos Marco Antonio | Ilustrações Carlos Campoy
access_time
19 jan 2017, 11h15 - Publicado em 10 jul 2013, 17h57
-
1.
zoom_out_map
1/11 (Divulgação)
Sofá com assento extensível da Micasa, mesma loja da poltrona Slow Chair (Vitra). Almofadas do Empório Beraldin e tapete da By Kamy. Os quadros são da Compota Edições Limitadas, e o banco, do Estudiobola. Painel da lareira. Madeira de demolição reveste a extensão da parede da lareira. O material e a aplicação são da Hydrotech, mesma empresa que executou o deque externo.
-
2.
zoom_out_map
2/11 (Divulgação)
Proteção luminosa. Uma estrutura de metal coberta de vidro laminado preserva o corredor da chuva. Para ventilar a área, foram feitos recortes sobre os canteiros. Reforma da Edificon. Solução barata. Telas metálicas, usadas para fazer contrapisos, funcionam como estacionamento de bicicletas, que ficam penduradas por ganchos. O paisagismo é de Andréa Camasmie.
-
3.
zoom_out_map
3/11 (Divulgação)
Com 90 cm de altura, a ilha de Corian abriga o fogão e a mesa de jantar 2.88, da Ovo, que fica encostada à peça. As cadeiras Terceira são da mesma loja. Potes da Doural, leiteiras da Fulana Guaçú e bules e espremedor da Benedixt.
-
4.
zoom_out_map
4/11 (Divulgação)
Móveis prontos. As prateleiras Code, de Jader Almeida, e os módulos amarelos Scarpa, do Estudiobola, organizam o bar e itens de cozinha. Ambos são da Dpot e podem migrar para outra casa. Belo disfarce. Portas de correr substituíram a janela com vista para os fundos da casa. Para esconder a lavanderia, agora em evidência, Kika projetou este painel de treliça. Ponto de encontro. Com uma nova configuração, a cozinha acomodou, lado a lado, a mesa de refeições e a bancada-ilha. A cerâmica do piso (Euroville) deu graça ao espaço.
-
5.
zoom_out_map
5/11 (Divulgação)
Vãos úteis. O recorte na alvenaria garante mais luz natural para o estar e ainda armazena a lenha. Já o rasgo entre sala e cozinha integra os ambientes e permite ver o jardim da frente.
-
6.
zoom_out_map
6/11 (Divulgação)
Tijolos aparentes. A parede foi descascada na primeira reforma e assim se manteve. “Deixamos apenas a parte central branca por causa do encanamento”, diz Kika.
-
7.
zoom_out_map
7/11 (Carlos Campoy)
Novas aberturas. A arquiteta substituiu as janelas da cozinha por portas de correr, integrando o quintal e a churrasqueira ao interior da casa.
-
8.
zoom_out_map
8/11 (Marco Antonio)
Quarto de meninas. Esta cama, com dois futons, acomoda as três filhas do empresário, que visitam eventualmente o pai. Móveis da casapronta e acessórios da Hits.
-
9.
zoom_out_map
9/11 (Marco Antonio)
Visual mais jovem. na reforma, este banheiro mudou por completo: pastilhas Natural (2,50 x 2,50 cm), da Jatobá, bancada de limestone, louças e metais Studio, da Deca. Nicho alongado. com pouca espessura, o recorte na parede ganhou uma prateleira de 7 cm para apoiar itens de banho. o armário foi executado pela marcenaria Varua.
-
10.
zoom_out_map
10/11 (Divulgação)
Mobília versátil. Projetada pelo estúdio ovo, de São Paulo, a cama Planos agrega cabeceira, mesas laterais e esta bancada, perfeita para acomodar livros, revistas e almofadas. Neste quarto, os toques de cor vêm da cadeira Paulistano (Futon Company) e do tapete da By Kamy. Sobre a cabeceira, foto da Compota Edições Limitadas. Enxoval da Trousseau e luminária da Fas.
-
11.
zoom_out_map
11/11 (Divulgação)
Spa doméstico. Sobre a edícula, o solário, com hidromassagem e espreguiçadeiras, convida a momentos de relaxamento.
Comprido e estreito, este sobrado ganhou uma atmosfera amigável ao ser reformado pela segunda vez pela arquiteta Kika Camasmie. O novo inquilino, satisfeito com as mudanças que ela havia proposto anteriormente, contratou-a para uma intervenção maior, capaz de deixar os ambientes convidativos e nada confinados. “A grande mudança foi integrar a área externa com o interior. Cobrimos o corredor lateral para que ele pudesse ser usufruído como uma extensão da casa e não servir apenas de local de passagem”, diz Kika. Janelas se transformaram em portas de correr, favorecendo a entrada de luz e facilitando o acesso à edícula. A cozinha também sofreu alterações: cresceu alguns centímetros para a sala, ganhou piso e armários novos e bancada em formato de ilha. “Mantivemos os mesmos revestimentos naturais a fim de garantir a harmonia do conjunto.”
O MORADOR: Amante de esportes, especialmente de ciclismo, o empresário alugou esta casa depois da separação. Seu desejo era ter uma morada confortável, na qual pudesse receber os quatro filhos e expor as cinco bicicletas.
A CASA: Em uma vila charmosa, escondida entre duas avenidas da Zona Sul de São Paulo, este sobrado, com ares de casinha do interior (não falta nem o pergolado), ocupa 160 m² de um estreito terreno de 205 m².