Reforma em sobrado: garagem virou parte da sala
O clima deste sobrado mudou com a reforma: a ampliação da porta da frente trouxe claridade e alegria para a sala do sobrado. A garagem virou espaço para receber amigos.
Por Reportagem Visual Zizi Carderari e Juliana Hamacek | Texto Flávia Pinho | Fotos Evelyn Müller
access_time
19 Jan 2017, 15h16 - Publicado em 4 Oct 2012, 20h09
Há seis anos, quando foi comprado, o típico sobrado paulistano, em uma rua sem saída, encantou a produtora executiva Marcia Vinci. “Ele estava recém-reformado e impecável por dentro”, conta. Só uma coisa a incomodava: a porta de entrada, ao lado de uma única janela, deixava a sala escura e úmida. No fm de 2011, coube ao trio de arquitetos André Godinho, Valentina Tong e Tiago Testa resolver o problema. A fachada ganhou uma ampla porta de correr, que se abre de ponta a ponta. A garagem, por sua vez, foi desativada e deu lugar a um gostoso deque.
Toque de verde no quarto
A planta original do sobrado, com dois quartos, foi alterada pelo antigo morador. Uma das paredes veio abaixo para que o segundo dormitório (o da frente) se transformasse em espaço multiúso – hoje usado como sala de TV. “Embora não tenha o hábito de trazer trabalho para casa, mantenho ali um cantinho organizado para o computador”, diz Marcia. Luz natural também não falta no segundo andar. Enquanto a saleta de TV usufrui da sacada da fachada da frente, protegida por um guarda-corpo de ferro rendilhado, o quarto se abre para uma gostosa varanda sobre o quintal dos fundos.
Espaço para o que importa
Ao reformar a fachada de seu sobradinho, Marcia não hesitou em abrir mão da garagem para ter o sonhado deque. E escolheu um caminho interessante – na contramão da maioria dos paulistanos, que valorizam cada vez mais as garagens. “Em uma casa tão pequena, o carro ocupava quase o mesmo espaço que eu!” Agora, a moradora tem um gostoso terraço ao ar livre, com direito a canteiro e trepadeira no muro, para ler, relaxar e receber – a escada com degraus de madeira oferece assentos extras em noites de festa. O veículo? Dorme na rua.
-
1.
zoom_out_map
1/13 (Evelyn Müller)
Um lugar para estender a rede, estacionar a bicicleta, plantar um gramado: a casa é sua, pode entrar. É só virar a página.
-
2.
zoom_out_map
2/13 (Evelyn Müller)
Boneca de barro de Fortaleza e tela de Paulo Monteiro.
-
3.
zoom_out_map
3/13 (Evelyn Müller)
Com o vão de 3,40 x 2,10 m, a sala banhou-se de luz, realçando as coleções da moradora. No dia a dia, só a porta pivotante de 90 cm de largura (à esquerda) é acionada. Se há visitas, abrem-se as folhas do tipo camarão.
-
4.
zoom_out_map
4/13 (Evelyn Müller)
Sobre o sofá comprado há anos, almofadas de Interni e Botteh. Gravura na parede de Cildo Meireles.
-
5.
zoom_out_map
5/13 (Evelyn Müller)
Tapete da Botteh sob mesa de centro da Benedixt. A porta exibe uma cortina de tecido da Regatta (confecção de Vera Ray).
-
6.
zoom_out_map
6/13 (Evelyn Müller)
Escada com degraus de madeira oferece assentos extras em noites de festa.
-
7.
zoom_out_map
7/13 (Evelyn Müller)
Pintada com tinta brilhante rosa-escuro, a porta do lavabo exibe o quadrinho com uma paisagem campestre da Holanda. Mesa de jantar da Etna e cadeiras da Maria Jovem. Na cozinha, armários da Elgin Cuisine.
-
8.
zoom_out_map
8/13 (Evelyn Müller)
Armários da cozinha do sobrado
-
9.
zoom_out_map
9/13 (Evelyn Müller)
A escada vazada, com estrutura de ferro branco e degraus de madeira, permite que os ambientes fiquem inteiramente integrados. Ao fundo, outra porta envidraçada exibe o quintal.
-
10.
zoom_out_map
10/13 (Evelyn Müller)
No quarto de Marcia, colcha estampada da Trousseau, manta de crochê comprada na Argentina e mesa de cabeceira de Fernando Jaeger. Na parede, xilogravuras florais da artista plástica Flávia Ribeiro. Uma faixa de 1 m de altura, posicionada 20 cm acima do piso e pintada de verde-bandeira, arrematou a cama. Adesivo da I-Stick.
-
11.
zoom_out_map
11/13 (Evelyn Müller)
Junto à escada, o guarda-corpo tubular delimita a sala de TV – os pôsteres de companhias aéreas antigas vieram de um sebo carioca.
-
12.
zoom_out_map
12/13 (Divulgação)
Pufes e cadeira da Tok Stok na sala.
-
13.
zoom_out_map
13/13 (Divulgação)
Vista da porta do quarto