Reforma na cobertura com vista para a praia de Ipanema
O apartamento de 350 m² foi reformado, mas os móveis e objetos já fazima parte da história do casal. As peças conferem elegancia e personalidade à decoração
Por Texto Simone Raitzik | Fotos MCA Estúdio
access_time
21 dez 2016, 13h43 - Publicado em 15 mar 2012, 19h35
Bastou passar um olhar rápido pelos ambientes escuros e pesados, que antes se sucediam nesta cobertura de 350 m², para os arquitetos Marcelo Jardim e Tiago Freire, do escritório carioca Oficina Par, proporem uma reforma radical, uma vez que não seria possível aproveitar nada da base existente. “A ideia foi quebrar tudo, redividir e clarear os espaços, privilegiando a luz linda que chega da praia em frente”, lembra Marcelo.
Como foi a reforma
Os proprietários, um casal de meia-idade, com filhos já adultos e que moram no exterior, logo aceitou encarar a empreitada. Entretanto, pediu que os arquitetos valorizassem, na decoração, os muitos móveis, quadros e objetos com significado afetivo, reunidos ao longo da vida em comum. “Definimos o layout dos espaços e os revestimentos já visando ressaltar esse legado de família. Pensamos até em onde encaixar os quadros da coleção deles”, completa Tiago. Um exemplo está na estante da sala de estar, cujo desenho previu um nicho para a grande tela de Claudio Kuperman. No mesmo ambiente, o piso de tábuas corridas de cumaru clareado e as paredes pintadas de branco foram escolhas da proprietária, que distribuiu pela decoração pontos de azul, sua cor preferida e que evoca o mar. “O resultado são ambientes leves, sem frescuras e com personalidade de sobra”, afirma Marcelo. “As antiguidades do acervo dos moradores não pesam no visual porque a base é simples e limpa.”
-
1.
zoom_out_map
1/9 (Divulgação)
Marcenaria enxuta. Na sala de estar, a estante de linhas retas, feita de freijó lavado (Marcenaria Eduardo Jardim), foi projetada sob medida para guardar os livros e emoldurar o quadro de Claudio Kuperman. Sofá encomendado à CR Santos. As almofadas e cortinas são da Fina Flor Maison.
-
2.
zoom_out_map
2/9 (MCA Estúdio)
Leitura com conforto. A poltrona Mole, de Sergio Rodrigues (Way Design), junto à estante, lotada de livros, cria o canto ideal para ler. Mesa de centro Corcovado, da Interni. O tapete já pertencia à proprietária. Note que as luminárias são duas calhas feitas de aço cortén (Prolight).
-
3.
zoom_out_map
3/9 (MCA Estúdio)
Transparência total. Quando as quatro folhas da porta de correr se abrem, a vista do mar em frente é soberana. “Cobrimos o piso com placas cimentícias e escolhemos um guarda-corpo de vidro laminado, que deixa o horizonte à vista de qualquer ponto da sala”, diz Marcelo.
-
4.
zoom_out_map
4/9 (Divulgação)
Conjunto remoçado. Um canto da sala recebeu a mesa e as cadeiras de jantar antigas. “Este conjunto acompanha o casal há anos”, diz Tiago. As peças ganharam um tom mais contemporâneo associadas ao pendente (Prolight) e à tela abstrata de Lauro Cesar Jardim.
-
5.
zoom_out_map
5/9 (Divulgação)
Histórias à vista. O aparador francês do século 18 (Arnaldo Danemberg), a escultura Fiandeira, de Bruno Giorgi (1905-1993), e o piano de cauda estão entre os tesouros do acervo dos moradores. Ao lado deles, a poltrona Luís 15 foi revestida de linho (Fina Flor Maison).
-
6.
zoom_out_map
6/9 (Divulgação)
Pontos de charme. A atração da cozinha é o guarda-louças ebanizado de estilo antiguinho, com portas de vidro (Marcenaria Eduardo Jardim). Também chamam a atenção os dois pendentes amarelos Symbol (Prolight). Os armários, de laminado que imita madeira, são da Kitchens.
-
7.
zoom_out_map
7/9
À moda antiga. Acolhedor, o banheiro do casal exibe bancada de mármore carrara e armários de peroba-do-campo com portas do tipo veneziano (Marcenaria Eduardo Jardim). “A moradora fez questão deste visual, que confere ao apartamento um jeito de casa”, diz Marcelo.
-
8.
zoom_out_map
8/9 (Divulgação)
Pontos de charme. A atração da cozinha é o guarda-louças ebanizado de estilo antiguinho, com portas de vidro (Marcenaria Eduardo Jardim). Também chamam a atenção os dois pendentes amarelos Symbol (Prolight). Os armários, de laminado que imita madeira, são da Kitchens.
-
9.
zoom_out_map
9/9 (Divulgação)
Toque natural. A pedido da proprietária, as paredes da ala íntima foram forradas de linho sem impermeabilizante para não modificar a textura original do tecido. A cômoda e as cadeiras de madeira já vieram na mudança. Enxoval de tons de azul da Fina Flor Maison.