Reforma na cobertura com vista para a praia de Ipanema

O apartamento de 350 m² foi reformado, mas os móveis e objetos já fazima parte da história do casal. As peças conferem elegancia e personalidade à decoração

Bastou passar um olhar rápido pelos ambientes escuros e pesados, que antes se sucediam nesta cobertura de 350 m², para os arquitetos Marcelo Jardim e Tiago Freire, do escritório carioca Oficina Par, proporem uma reforma radical, uma vez que não seria possível aproveitar nada da base existente. “A ideia foi quebrar tudo, redividir e clarear os espaços, privilegiando a luz linda que chega da praia em frente”, lembra Marcelo.

 

Como foi a reforma

Os proprietários, um casal de meia-idade, com filhos já adultos e que moram no exterior, logo aceitou encarar a empreitada. Entretanto, pediu que os arquitetos valorizassem, na decoração, os muitos móveis, quadros e objetos com significado afetivo, reunidos ao longo da vida em comum. “Definimos o layout dos espaços e os revestimentos já visando ressaltar esse legado de família. Pensamos até em onde encaixar os quadros da coleção deles”, completa Tiago. Um exemplo está na estante da sala de estar, cujo desenho previu um nicho para a grande tela de Claudio Kuperman. No mesmo ambiente, o piso de tábuas corridas de cumaru clareado e as paredes pintadas de branco foram escolhas da proprietária, que distribuiu pela decoração pontos de azul, sua cor preferida e que evoca o mar. “O resultado são ambientes leves, sem frescuras e com personalidade de sobra”, afirma Marcelo. “As antiguidades do acervo dos moradores não pesam no visual porque a base é simples e limpa.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s