Restauração com ar moderno

O galpão de 1920, na Barra Funda, bairro paulistano pontuado por indústrias, caiu nas graças de uma arquiteta. Empolgada com a fase de recuperação da área, ela comprou o imóvel de 76 m² e o transformou em casa e escritório.

Na fachada, a arquiteta sobrepôs pranchas de concreto usinado (Concremix) à...

 (/)

A efervescência da Barra Funda e o desejo de viver perto do centro de São Paulo seduziram a professora Maria Luiza Corrêa, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) – ela conta sua história em vídeo. Mas quando ela arrematou esta construção, com um galpão e uma pequena casa, algo além do local lhe chamou a atenção: “Adoro o visual de ruína”, confessa a arquiteta. “Mais do que a forma, o que me agrada numa arquitetura é a sua vivência no espaço, no tempo”, completa. A reforma de um ano, projetada e executada por Maria Luiza, demorou para sair do papel, pois ela não sabia se usaria a casa apenas para trabalhar nem se moraria só. Por fim, o galpão virou um escritório e a moradia conquistou o mezanino de 20 m², quando o porão existente foi demolido. Em busca de conforto, a arquiteta bolou soluções para trazer luz e ventilação, sem alterar a memória do imóvel. “Procurei a requalificação do espaço, pensando num novo uso”, conta. Entre as coisas mais curiosas está o fato de que ela guarda o seu carro dentro da sala (como você assiste no vídeo) – já que o galpão abre direto para a rua e ela não queria perder área fazendo uma garagem. Se como essa moradora, você também gosta de viver na cidade, conheça mais 26 fachadas de casas urbanas e as suas histórias.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s