Sala de jantar bem-composta

Quero trocar as cadeiras Panton brancas de minha sala de jantar. Que modelos combinam com a mesa Tulipa oval, com tampo de 1,98 x 1,22 m, que vou manter? Lúcio Cifani Oliveira, por e-mail.

cc609_secoes27_01

 (/)

A mesa Tulipa, criada pelo finlandês Eero Saarinen em 1956, é uma peça de design atemporal. Como apresenta um desenho elegante e leve, com pé central, ela pode tranquilamente ser combinada a diversos modelos de cadeira. Vai depender apenas do estilo de decoração que você tem em mente. Sua intenção é destacar as cadeiras ou prefere que elas não chamem tanto a atenção? No primeiro caso, vale investir em peças de tons mais ousados, tomando o cuidado, claro, de harmonizá-las com a cartela de cores e materiais do ambiente. Para seguir a segunda opção, escolha tonalidades neutras ou modelos de acrílico transparente, que praticamente somem no ambiente. Se preferir reforçar o toque retrô de sua sala de jantar, eleja peças da mesma época da Tulipa, como a Bertoia, de Harry Bertoia (1950), e a Eiffel, de Charles Eames (1949). Caso esteja buscando uma combinação bem contemporânea, opte por cadeiras de madeira com assento de palhinha ou faça uma mistura de modelos diferentes, obtendo um resultado mais descontraído. Nessa sugestão, você pode até manter duas Panton nas cabeceiras e combiná- las com dois pares de outros modelos, como as cadeiras Tulipa, o conjunto original de sua mesa.

Consultores: arquitetos Ana Rita Souza e Silva, tel. (11) 3846-2067, Gabriela Fazan, do escritório Zize Zink Arquitetura e Interiores, tel. (11) 3707-4713, São Paulo, e Gustavo Picarelli, tel. (11) 4034-4929, Bragança Paulista, SP.

Dúvidas sobre decoração? Mande sua pergunta para casaclaudia.abril@atleitor.com.br

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.