Sobrado decorado com peças lúdicas e muita cor
Neste sobrado, cores radiantes e objetos lúdicos, escolhidos pessoalmente pela moradora, vivem em harmonia com preciosas heranças.
Por Texto Flávia G. Pinho | Fotos Evelyn Müller
access_time
19 Jan 2017, 11h15 - Publicado em 9 Jan 2014, 21h26
-
1.
zoom_out_map
1/10 (Divulgação)
A produtora fotográfica Marjory Basano vive numa casa toda colorida com os gêmeos João Pedro e Luis Eduardo.
-
2.
zoom_out_map
2/10 (Divulgação)
Bonecos de toy art trazidos de Buenos Aires acompanham as poltronas da feira de antiguidades do Bixiga, reestofadas com a estampa risca de giz (Tecidos Cássia Nahas). Almofada de André Lima.
-
3.
zoom_out_map
3/10 (Divulgação)
Estilos diferentes se encontram: diante do tapete de pele de vaca, a mesinha e o espelho dourado são peças de família. No jantar, a cortina de sarja beterraba faz fundo para as cadeiras Panton, também da feira do Bixiga, e a mesa Tulipa.
-
4.
zoom_out_map
4/10 (Divulgação)
No estar, pintado de azul-tiffany, o sofá ganhou vida nova com o tecido príncipe de gales cinza. Sobre o tapete persa, a mesa de centro exibe castiçais da Christofe. A estante, original da casa, só foi tingida de branco.
-
5.
zoom_out_map
5/10 (Divulgação)
Assinado por Lucio Carvalho, o irreverente painel indica o caminho da escada, visível através do círculo vazado na alvenaria. Poltrona de balanço de Charles Eames.
-
6.
zoom_out_map
6/10 (Divulgação)
Divertidas, louças no formato de animais e frutas são expostas na estante da cozinha e convivem sem problemas com elegantes copos bico de jaca vermelhos.
-
7.
zoom_out_map
7/10 (Divulgação)
Abajur do Coletivo Amor de Madre e móbiles da Petit Retro.
-
8.
zoom_out_map
8/10 (Divulgação)
No quarto dos bebês, grafsmos cinza (Papel de Parede dos Anos 70) destacam os berços de Berta Gonçalez.
-
9.
zoom_out_map
9/10 (Evelyn Müller)
O sótão virou um estiloso escritório. Ao lado da bicicleta vermelha, outra menor, pintada de dourado, veio de uma produção fotográfica feita por Marjory.
-
10.
zoom_out_map
10/10 (Divulgação)
Quadros do México, fotos de família e espelhos recortados (Juliana Jabour) compõem o arranjo de parede. Na releitura de Gustavo Rosa, o Abaporu, de Tarsila do Amaral, tem orelhas de Mickey. Sobre a cama da moradora, misturam-se almofadas de André Lima (listradas), Marcela Pepe (com estampa de oncinha) e modelos confeccionados com tecidos mexicanos.
A paulistana Marjory Basano morava num flat quando se descobriu grávida de gêmeos. “O imóvel era grande, mas não havia sequer área de serviço”, lembra. Um mês antes do parto, ela e a enorme barriga se mudaram para o sobrado alugado, que encantou pelo visual antiguinho e bem conservado. “Foi amor à primeira vista”, diz. Em poucos meses, a decoração já tinha seu estilo marcante – com talento, ela mistura peças baratas, compradas em lojas populares e garimpadas em feiras de antiguidades, com itens preciosos, herdados do antiquário que pertencia à família. “Fiz várias pequenas modificações na casa sem recorrer a quebra-quebra.”
O cantinho de João Pedro e Luis Eduardo deu trabalho. “Demorei a encontrar quem laqueasse os berços”, conta Marjory. No ambiente, a atmosfera é claramente infantil e, no entanto, passa longe das soluções mais comuns. A bandeja do trocador, em que potes plásticos em forma de brigadeiro guardam as chupetas dos pequenos, tem revestimento de espelho e já pertenceu ao bar da casa. “Como a vida muda quando chegam as crianças…”, suspira a mamãe. Apesar disso, a moradora garante que a presença da duplinha é compatível com sua decoração tão caprichada. “Sou capricorniana. Assim que coloco os dois para dormir, corro para pôr tudo de volta no lugar.”