Texturas e marcenaria planejada enriquecem o visual neutro deste apê
O apartamento de 110 m² combina elegância e neutralidade sem parecer careta ou sóbrio demais.
Por Reportagem Visual Zizi Carderari | Texto Silvia Gomez | Fotos Evelyn Müller | Ilustração Carlos Campoy
access_time
19 jan 2017, 11h20 - Publicado em 13 jul 2012, 18h03
Nem só de branco vive uma decoração neutra: no projeto deste apartamento de 110 m², em São Paulo, nuances de bege, off-whites e diferentes texturas em tecidos e acabamentos mostram que é possível ser simples e elegante sem cair na monotonia.
Estilo clássico com olhar contemporâneo
O casamento estava marcado e eles sabiam o que queriam para o apartamento em que viveriam dali a oito meses: espaços claros e móveis neutros, que tivessem vida longa (assim como a união). Com orçamento limitado, preferiram investir na decoração a encarar uma reforma. Mantiveram os acabamentos instalados pela construtora e chamaram o arquiteto Diego Revollo para cuidar do décor. “O casal gosta do estilo clássico”, diz Diego. A essa demanda, o arquiteto deu uma resposta bem atual. Distribuiu, aqui e ali, pontos de cor, além de peças de desenho contemporâneo. “Mas sobretudo apostei nas variações de tons claros e de texturas. Isso cria um apelo sensorial, torna a atmosfera mais pessoal e acolhedora.”
O segredo está na marcenaria
O esforço de trazer jovialidade à decoração de inspiração clássica não se limitou aos móveis e acabamentos. “Antes de tudo, procurei atualizar o uso dos ambientes”, explica Diego. Por que ter uma sala dividida em três áreas menores – estar, jantar e TV -, se hoje o home theater faz parte do dia a dia da casa sem poluir o visual? Ou por que relegar a área de trabalho a algum canto isolado e apertado, como o corredor?
Em todas as sugestões do arquiteto, a marcenaria calculada sob medida para cada espacinho foi fundamental. Um bom exemplo é o armário em L erguido dentro da suíte do casal. “A marcenaria é a maior aliada de um projeto sem quebra-quebra, como este”, diz Diego.
-
1.
zoom_out_map
1/10 (Divulgação)
No estar, os tons claros surgem com texturas variadas: da laca lisinha do móvel da TV (Marcenaria Inovart) ao toque macio do tapete (Santa Mônica). Pufe branco da Érea, banqueta da Kartell e poltronas da Conceito Firma Casa.
-
2.
zoom_out_map
2/10 (Divulgação)
Estreita, a mesa de centro não atrapalha a circulação.
-
3.
zoom_out_map
3/10 (Divulgação)
Na varanda, cadeiras da A Lot Of e vasinhos da Conceito Firma Casa. Fechado com painéis de vidro, o espaço de 15 m² é usado como uma extensão do estar. A caixa de madeira ripada no canto esconde o aparelho de ar condicionado.
-
4.
zoom_out_map
4/10 (Divulgação)
Aqui, a circulação é livre. Para poder adotar um sofá maior, Diego optou por uma mesinha compacta na lateral, que não atravanca a passagem e parece alongar o estofado, já que ambos são da mesma cor.
-
5.
zoom_out_map
5/10 (Divulgação)
Na sala, pendente preto da Wall Lamps e mesa de jantar da Micasa com cadeiras da Érea e da Firma Casa. Sofá também da Micasa. O truque do espelho no painel da sala de jantar traz a sensação de profundidade e propicia conforto visual. “Com ele, ninguém sentado à mesa se sente espremido contra a parede”, diz Diego.
-
6.
zoom_out_map
6/10 (Divulgação)
A mesa da cozinha, da Micasa, ganhou cadeiras da A Lot Of e um pequeno sofá. “Graças a ele, precisamos de menos assentos e melhoramos a circulação”, ensina Diego. Lustre da Bertolucci e armários da Florense.
-
7.
zoom_out_map
7/10 (Divulgação)
-
8.
zoom_out_map
8/10 (Divulgação)
Tapete da Santa Mônica e enxoval da Casa Almeida. Luminária amarela da Lumini.
-
9.
zoom_out_map
9/10 (Divulgação)
O quarto perdeu parte de sua área, destinada a um armário em L (Florense). Para aproveitar o restante do espaço, a cama ganhou mesas laterais encaixadas na cabeceira.
-
10.
zoom_out_map
10/10 (Divulgação)
Usei um dos três quartos para criar um escritório agradável. A mesa única estimula a troca entre o casal e otimiza o espaço. dois. Esta disposição, frente a frente, favorece o convívio. “Não ficamos isolados, voltados para a parede”, afirma a moradora. Simétricos, os armários emolduram a janela. Até a área sob a mesa do escritório ganhou um armário (execução da Marcenaria Inovart). Cadeiras da A Lot Of e luminária da Labluz.