Um apartamento dúplex amplo no centro de São Paulo

A paixão de Renata Pedrosa por um prédio projetado por Oscar Niemeyer já vinha dos tempos da faculdade. Mal sabia que, um dia, o endereço pelo qual passava praticamente todos os dias seria dela.

um-apartamento-duplex-no-centro-de-sao-paulo-em-predio-de-oscar-niemeyer-0

“Apesar da correria, as pessoas sempre cumprimentam e sabem como você quer o café” Renata Pedrosa

Janelões de ponta a ponta voltados para as árvores da Pça. da República somados aos elementos vazados de concreto fazem com que a luz incida ali de um jeito especial. Tais características marcam o edifício Eiffel, obra de Oscar Niemeyer, e conquistaram a arquiteta Renata Pedrosa, que se interessou pelo local já na primeira visita ao apê dos colegas de faculdade. “Tive uns 15 amigos que passaram por este endereço, então vivia por aqui. Era tão apaixonada por ele que, quando uma amiga me ligou desesperada porque o dono queria vendê-lo, corri para comprá-lo. Deixei-a ainda morando lá por um tempo e, depois, comecei a reforma”, conta. O piso do dúplex de 240 m² foi trocado, e os caixilhos de ferro, cuidadosamente restaurados. Os quatro quartos do andar inferior viraram dois, e o superior se abriu unindo estar a área de refeições e cozinha, ambiente em que Renata curte receber para jantar ou apenas tomar um drinque e apreciar a vista. “Como a sala é toda envidraçada, a praça funciona como meu quintal. E o Centro acaba sendo minha casa, onde me sinto à vontade”, conta.

um-apartamento-duplex-no-centro-de-sao-paulo-em-predio-de-oscar-niemeyer-1

1. Renata sempre morou em casa, por isso quis trazer um pouco de verde ao apartamento: foi formando, aos poucos, um pequeno jardim de cactos, orquídeas, temperos e outras espécies. Ao fundo, na parede da cozinha, ladrilhos hidráulicos com estampa gráfica, desenho do Sub Estúdio, escritório no qual é sócia.

um-apartamento-duplex-no-centro-de-sao-paulo-em-predio-de-oscar-niemeyer-2

2. O rack foi projetado pela moradora (assim como o neon de flamingo) e exibe detalhes laqueados de verde-água. O móvel guarda a coleção de vinis. À direita dele, cubo de vidro da Moyou e quadro da artista plástica Thalita Hamaoui.

um-apartamento-duplex-no-centro-de-sao-paulo-em-predio-de-oscar-niemeyer-3

3. No lavabo, a extensa bancada de madeira acomoda livros, revistas e o jogo de montar com tema de arquitetura.

As indicações de Carolina Pedrosa  

No roteiro da arquiteta, não poderiam faltar prédios bacanas e opções para estar entre amigos.

Confira as outras reportagens sobre o Centro de São Paulo que fazem parte deste especial.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s