Um charmoso sobrado projetado por Jaime Lerner há 40 anos, em Curitiba

A mistura de elementos originais restaurados com toques modernos rejuvenesce o imóvel

Há nomes ilustres na história desta construção geminada de 160 m², localizada no centro de Curitiba. O projeto, dos anos 1960, leva a assinatura do arquiteto Jaime Lerner. E já teria morado ali o polêmico poeta curitibano Paulo Leminski (1944-1989). Mas foi nas mãos da atual proprietária que a casa renasceu. “Ela estava em péssimas condições quando fechei o negócio; afugentava os compradores”, conta a designer gráfco Ana Carolina Santurion. 

 

Reforma aos poucos

Nos últimos quatro anos, Ana reformou o imóvel aos poucos, conforme sua disponibilidade financeira, e o decorou com simplicidade e charme. Diversas vezes, ela mesma pôs a mão na massa. “Removi até a tinta amarela da linda parede de pedra da sala de estar”, conta.

 

Planta personalizada e decoração descolada

A reforma modificou a distribuição apenas do piso inferior. Cozinha e sala se uniram para proporcionar ideia de amplidão. “Sem a parede, os ambientes fcaram mais iluminados e ganharam jeito de loft”, diz Ana. No segundo pavimento, mantiveram-se os três quartos. É na decoração dos espaços que reside um gracioso toque autoral. Os gostos da moradora são percebidos nas antigas cadeiras de cinema, na almofada com a cara de um astro de rock, nos quadros de temática circense e na foto de perfl do cineasta Alfred Hitchcock (1899-1980). A simpatia pela estética vintage ferta com detalhes modernos, como a parede de cor laranja. Essa mistura criauma atmosfera jovial. “Adotei um estilo limpo, com poucos móveis. Tudo escolhido a dedo.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s