-
1.
zoom_out_map
1/8 (Divulgação)
Com a engenhosidade de construtor e talento para decorar ambientes, o catarinense Alam Rech, há 16 anos radicado em Curitiba, montou sua morada em forma de cubo. “A casa fica suspensa na altura da copa das árvores, e, ao abrir a porta de vidro, é como se a sala fosse uma grande varanda”, explica o engenheiro. A mesa de jantar com base de galhos, feita por uma artesã no Ceará, divide a cena com os pufes Pastil Chair, de Eero Aarnio (Desmobilia), a postos no deque.
-
2.
zoom_out_map
2/8 (Divulgação)
Concreto e vidro servem de aparador e moldura para o por do sol, deste lado da sala. Na ambientação, há achados como uma poltrona antiga que Alam revestiu com couro de vaca. “Ficou tão bacana que encomendei uma réplica”, conta. Entre sofás de linho e as poltronas (D´Mago Estofados), uma mesa centenária (Iahn Antiquário) abriga livros, vasos e uma delicada miniatura de bicicleta. A banqueta M é da Desmobilia e os pufes de fibra, da Vila Sierra.
-
3.
zoom_out_map
3/8 (Divulgação)
Do outro lado da sala, a lareira aquece dias frios junto aos tijolos de demolição aparentes, que trazem aconchego. O touro de bronze é da Vila Sierra.
-
4.
zoom_out_map
4/8 (Divulgação)
Fotos de Nova York e Paris dão charme à copa, com mesa da Habitable, cadeiras da Textura Casa, cooktop e coifa da Electrolux.
-
5.
zoom_out_map
5/8 (Divulgação)
Compondo a área de lareira, a cômoda antiga de pinho-de-rigacontrasta com as gravuras de Amilcar de Castro e Lou Borguetti. A poltrona é do Iahn Antiquário e o banco Mocho, de Sergio Rodrigues. No piso, limestone baccarat (NPK Mármores e Granitos).
-
6.
zoom_out_map
6/8 (Divulgação)
“Gosto de fazer almoços e jantares no fim de semana. Em dias bonitos, os convidados ficam bastante na varanda”, conta Alam, que nessas ocasiões move o sofá-cama preto do escritório para o deque junto à sala. O móvel divide espaço com a cadeira tipo harpa (peça de família) e o armário étnico (Iahn Antiquário). Como tudo é interligado na casa, a área social recebe mais de 20 pessoas.
-
7.
zoom_out_map
7/8 ( Marcelo Curia)
As aberturas generosas e o cuidado com a insolação inundam de luz natural os ambientes também no pavimento de baixo: descendo a escada ficam a suíte de hóspedes e o escritório. “Adoro a integração com a área externa. À noite, graças à iluminação especial, dá para continuar apreciando o jardim”, diz o proprietário. Uma cama antiga revestida de palha e arrumada com colcha de pique e jogo de cama da Capim Limão recebe o hóspede com conforto. Branco, preto, cru e madeira emprestam harmonia à casa. “Um ambiente agradável é resultado de uma boa combinação de tons”, ensina Alam. Pitadas vibrantes dão graça, como no abajur do quarto (Vila Sierra), que remete ao verde da paisagem, emoldurada pela cortina de linho da Arteci.
-
8.
zoom_out_map
8/8 ( Marcelo Curia)
A prateleira (Brenfer Marcenaria) expõe coleções de revistas e o vaso comprado na praça Espanha. A Cadeira Z veio da Madeira Certa.
Uma casa acolhedora na altura das árvores
Na região mais alta de Curitiba, com varandas voltadas para um bosque de preservação, esta casa inundada de luz natural reúne o apuro de móveis de bom desenho com peças garimpadas em antiquários.
Comentários