Villa Tugendhat, criada por Mies van der Rohe, é reaberta ao público

Após uma longa reforma, foi reaberta à visitação a Villa Tugendhat, importante criação de Mies van der Rohe na Europa resistiu, a duras custas, ao nazismo e ao comunismo

01-villa-tugendhat-criada-por-mies-van-der-rohe-e-reaberta-ao-publico

 (/)

A residência, construída em 1930 para o casal Tugendhat, em Brno, na então Tchecoslováquia, logo se tornou uma das mais emblemáticas obras do alemão Ludwig mies van der Rohe, considerado um dos mestres da arquitetura moderna. Os proprietários deram liberdade total e ele criou – além do projeto arquitetônico e dos móveis – portas, maçanetas, torneiras e outras minúcias, fazendo jus a um de seus mantras: “Deus está nos detalhes”. Mas a história não foi gentil com a residência. Em 1938, o casal, de origem judaica, deixou o país com medo da invasão nazista. Tão logo a família fugiu, a Villa Tugendhat foi ocupada pelos alemães, passando a abrigar a oficina de uma empresa germânica. Foi o início da série de danificações que alteraria profundamente o layout do ícone modernista. O Exército soviético passou a usar o espaço como sede em 1945 e, mais tarde, por consequência do comunismo na Tchecoslováquia, funcionou ali também uma instituição estatal de ginástica. Os pilares cromados e os espaços fluidos sem a necessidade de divisórias foram obstruídos por paredes improvisadas, que afetavam inclusive o alcance da abundante iluminação natural, e quase todas as peças de design desapareceram ou foram degradadas. Apesar da reforma promovida por umgrupo de arquitetos de Brno em 1980, somente a restauração iniciada em 2010 conseguiu o esforço necessário para restabelecer uma forma muito próxima à original. Foram dois anos de pesquisas e trabalhos para que a Villa ressurgisse semelhante à maneira configurada por Mies, mostrando-se como uma verdadeira obra de arte moderna e testemunha da história mundial.

02-villa-tugendhat-criada-por-mies-van-der-rohe-e-reaberta-ao-publico

 (/)

03-villa-tugendhat-criada-por-mies-van-der-rohe-e-reaberta-ao-publico

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s