Visita Guiada: Apartamento combina referências japonesas com design nacional

Para expressar a origem dos moradores, o décor do apê paulistano traz características da arquitetura do Japão junto com peças de design brasileiras

02-visita-guiada-apartamento-combina-referencias-japonesas-com-design-nacional

 (/)

Uma caixa de pinho-de-riga envelopa o hall de entrada neste apartamento de 300 metros quadrados, no bairro paulistano de Moema, e já anuncia o clima tranquilo e aconchegante, que transparece em todos os ambientes.

01-visita-guiada-apartamento-combina-referencias-japonesas-com-design-nacional

 (/)

Os donos da casa – o engenheiro Roberto Takashi Ohara e a publicitária Helen Shiba Ohara – queriam uma decoração que expressasse a origem japonesa de ambos, mas de uma forma bem contemporânea e associada a inspirações brasileiras. Por isso, chamaram dois experts nessa mistura (o arquiteto Ricardo Miura e a designer de interiores Carla Yasuda) para criar o projeto. “A ideia foi equilibrar elementos muito usados hoje no Japão, a exemplo das ripas de madeira clara, com as linhas marcantes das peças de mobiliário nacional”, explica Miura.

04-visita-guiada-apartamento-combina-referencias-japonesas-com-design-nacional

 (/)

A sala, aberta para a varanda, conta ainda com uma vistosa obra de arte popular: a escultura de cerâmica da alagoana Sil da Capela sobre a mesa de centro. “Vivemos uma fusão de culturas no nosso dia a dia, e isso está presente na decoração. Queríamos um visual que remetesse à história de nossos antepassados, porém livre de estereótipos e muito acolhedor para todos que vêm aqui”, conta a moradora.

07-visita-guiada-apartamento-combina-referencias-japonesas-com-design-nacional

 (/)

Em meio à paleta sóbria dos espaços, a copa surge como exceção – a parede azul e os pendentes laranja do ambiente iluminam os cafés da manhã do casal, que tem uma filha de 12 anos e um filho de 14. “Ainda assim, optamos por tonalidades suaves das duas cores. Preferimos as pinceladas pontuais para não romper com a atmosfera serena da morada”, conta a designer de interiores.

05-visita-guiada-apartamento-combina-referencias-japonesas-com-design-nacional

 (/)

É nesse clima de delicadeza que a família costuma abrir as portas para os amigos e, nessas ocasiões, o mix de Brasil e Japão prova que funciona: os almoços e jantares acontecem ao som de MPB e em torno de um belo sukiyaki, a especialidade gastronômica de Helen e Roberto.

03-visita-guiada-apartamento-combina-referencias-japonesas-com-design-nacional

 (/)

06-visita-guiada-apartamento-combina-referencias-japonesas-com-design-nacional

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s