Visita guiada: casa charmosa com várias soluções de iluminação

O sobrado estreito, reformado pelo SuperLimão Studio, precisou de várias adaptações para ganhar luz natural e se tornar o lar estiloso de um só morador

casa-da-cissa-fachada-superlimao

 (/)

Da fachada é difícil apontar porque a Casa CA é tão diferente das outras. O portão, como na maioria das residências, abre para uma garagem e deixa passar pedestres e motocicletas. A surpresa está nos cômodos seguintes: em qualquer outro lugar seguíramos para a sala de estar; na reforma feita pelo SuperLimão Studio, a sequência é o closet e dormitório.

casa-da-cissa-entrada-closet-vermelho

 (/)

As áreas sociais e privativas foram invertidas para se adaptar às necessidades do morador que, vivendo sozinho, fazia mais uso do quarto que de qualquer outro ambiente. Assim é só chegar, deixar os sapatos no armário e se sentar à escrivaninha em madeira para ler um livro, ver um filme ou trabalhar.

casa-da-cissa-superlimao-quarto-branco-com-escrivaninha-e-prateleira-em-madeira

 (/)

Os 120 metros quadrados do sobrado são estreitos e rentes às casas vizinhas, de forma que ele quase não recebe luz natural — o próprio dormitório não possui janelas. Nada que um pouco de engenhosidade não pudesse resolver! Uma porta de vidro cria uma passagem entre quarto e banheiro, privilegiada com iluminação zenital da Zetaflex. Ela deixa tanta luz entrar que foi possível até mesmo cultivar um jardim vertical em uma das paredes.

casa-da-cissa-superlimao-passagem-com-iluminacao-zenital-e-jardim-vertical

 (/)

Em dias frios e ao calar da noite, é só fechar a passagem no teto como se faria com uma janela comum e atravessar o corredor repleto de verde para tomar um banho bem quente no cômodo seguinte, sem preocupação com o vento gelado.

casa-da-cissa-superlimao-living-com-contraste-de-estilo-vintage-e-contemporaneo

 (/)

Subindo a escada da garagem, finalmente encontramos a sala. Uma paleta de cores rica, com sofá em tom pastel e o aconchego clássico proveniente da madeira, é empregada em móveis de aparência vintage e no piso — claro contraste com a parede de tijolos desbastados, contemporânea.Tudo isso é enfatizado pela única grande janela da casa, voltada para a fachada.

casa-da-cissa-superlimao-estar-e-jantar-integrados-mesa-redonda-bistro

 (/)

Uma mesa de jantar redonda de bistrô atende a duas cadeiras e fica ao lado da cozinha americana, de armários brancos.

casa-da-cissa-superlimao-cozinha-americana-e-lavanderia-com-piso-de-metal

 (/)

Logo em seguida está a lavanderia, com outra solução de iluminação: um piso em orsometal que colabora para a passagem de luz ao pavimento inferior. O jeito industrial trazido pelo revestimento diferente é destacadp por uma porta retrátil de metal que esconde tanque e máquina de lavar roupas em um nicho.

casa-da-cissa-superlimao-terraco-verde-para-relaxar

 (/)

A cereja do bolo está no topo: o telhado da Casa CA foi retirado, coberto de painel Wall e impermeabilizado, ganhando um novo contrapiso. Completamente transformado, o espaço se tornou um estar ao ar livre, com uma cadeira para aproveitar a vista do bairro e relaxar em meio a vasos cheios de plantas.

A Casa CA foi uma das finalistas do VI Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores.

Leia mais:

 

Visita guiada: a casa com garimpos descolados da designer Lívia Amaral

3 dicas para cultivar plantas no banheiro

Vista para o jardim refresca a rotina desta casa

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s