Visita guiada: casa na Serra da Mantiqueira

Localizada numa encosta da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, esta casa, publicada em CASA CLAUDIA de setembro é um convite a se desconectar da correria da vida urbana e recarregar as energias pertinho da natureza

01-casa-claudia-setembro-visita-guiada-casa-serra-mantiqueira-minas-gerais

 (/)

De tanto frequentar a casa que o irmão tem nesse trecho de montanha, Luiz Butti, e a mulher, Nilma Ribeiro, decidiram comprar uma cabana nos arredores e fazer dela seu próprio canto de lazer. “A ideia era transformá-la num lugar para receber hóspedes e, mais tarde, erguer um refúgio isolado para os dois em outra parte do terreno. Mas eles gostaram tanto do resultado que desistiram de construir do zero e ficaram por aqui mesmo”, fala o arquiteto Flávio Butti, o dono do espaço onde o casal costumava se hospedar. 

02-casa-claudia-setembro-visita-guiada-casa-serra-mantiqueira-minas-gerais

 (/)

Entre as mudanças sugeridas por ele e pela sócia, a arquiteta Alice Martins, no chalé do irmão, está a área envidraçada no estar. A transparência no teto e nas paredes integra o ambiente com a paisagem e, de quebra, ajuda a manter a temperatura interna agradável mesmo nos dias mais frios, pois faz do living uma pequena estufa – algo superbem-vindo a 1,6 mil metros de altitude. 

03-casa-claudia-setembro-visita-guiada-casa-serra-mantiqueira-minas-gerais

 (/)

A casa, de 145 metros quadrados, traz ainda outros confortos, pensados especialmente para Luiz e Nilma: a lareira no centro da sala esquenta o local, onde eles curtem passar o tempo lendo ou olhando o céu estrelado à noite, e o ofurô, que fica na varanda, também é perfeito para que eles relaxem.

04-casa-claudia-setembro-visita-guiada-casa-serra-mantiqueira-minas-gerais

 (/)

Na execução da obra, os arquitetos optaram por usar apenas matéria-prima local por dois motivos: o terreno fica afastado da cidade e da estrada principal e era importante adaptar a construção ao clima. “A casa é mais para o frio do que para o calor, por isso entramos com a madeira para aquecer”, diz Alice. 

05-casa-claudia-setembro-visita-guiada-casa-serra-mantiqueira-minas-gerais

 (/)

Como bom recanto mineiro, esse também conta com um fogão a lenha, claro. Na volta dele, os arquitetos projetaram uma cozinha banhada de luz natural – a estrutura que sustenta o telhado ficou aparente e ganhou fechamento de vidro para ampliar a claridade. Cores fortes e decoração com um toque caipira completam o espaço, que virou um dos lugares preferidos dos proprietários. 

06-casa-claudia-setembro-visita-guiada-casa-serra-mantiqueira-minas-gerais

 (/)

Além de cozinhar na companhia dos amigos e da família, o casal aproveita os fins de semana no alto da serra para contemplar a natureza e se desligar completamente da vida em São Paulo – aqui, não há acesso à internet nem TV a cabo. “Fazemos trilhas na região e, quando dá, até banho de cachoeira tomamos”, conta Luiz. “É um lugar muito especial, rodeado de verde, onde ficamos em paz.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s