Visita guiada: duplex contemporâneo com aço, madeira e arte abstrata

Reformado por Igor Miyahara, o duplex possui obras de arte contemporâneas abstratas que dialogam com a mistura de estilos urbano, industrial e contemporâneo

06-visita-guiada-duplex-contemporâneo-com-aço-madeira-e-arte-abstrata

 (/)

A combinação de estilos é capaz de renovar por completo a identidade de um espaço. É esta a abordagem do arquiteto Igor Miyahara na reforma deste apartamento. O duplex de 160 metros quadrados era o primeiro apartamento próprio de um casal com duas filhas pequenas e um Golden Retriever, renovado com toques artísticos abstratos por todo o décor.

02-visita-guiada-duplex-contemporâneo-com-aço-madeira-e-arte-abstrata

 (/)

A entrada social já dá o tom: não é preciso passar pela porta para notar uma intervenção de linhas contínuas e leves na parede, feita por Giuliano Martinuzzo. As curvas enfatizam a arquitetura e criam uma fluidez para o olhar, prosseguindo em direção à escada. “A obra dá uma dica ao visitante sobre o que ele encontrará no interior, convidando-o a desvendar todo o projeto”, revela Miyahara.

Por trás dos traços pretos, a tinta cinza segue a tendência deste tom usada como neutro na decoração. Ela é base para uma paleta de cores que mistura natural e urbano, da madeira de demolição na mesa da sala de jantar até o painel amarelo vibrante.

-visita-guiada-duplex-contemporaneo-com-aco-madeira-e-arte-abstrata

 (/)

É este contraste de natureza e da modernidade da cidade que ajuda a definir o estilo contemporâneo da casa. Pedras de turmalina, por exemplo, foram colocadas como esculturas embaixo da escada – e por todo o apartamento gravuras em metal da Tomie Ohtake e esculturas cerâmicas de Kimi Nii, adquiridas na Galeria Deco, arrematam a decoração com a beleza das artes.

05-visita-guiada-duplex-contemporâneo-com-aço-madeira-e-arte-abstrata

 (/)

Antes da reforma, o living não era integrado – ele foi criado a partir da demolição da parede que dividia a cozinha da sala de jantar. Agora um balcão de granito preto separa os ambientes e faz às vezes de apoio quando a família reúne amigos e parentes para comemorações. Elementos contemporâneos, como peças industriais em chapa de aço expandida, foram desenhados sob medida para o projeto. O banco que acompanha a mesa de jantar é um destes. 

03-visita-guiada-duplex-contemporâneo-com-aço-madeira-e-arte-abstrata

 (/)

O novo layout precisava de uma unidade de design, obtida por meio da composição de cores e texturas. A começar pelo piso, antes separado por degraus, que foi nivelado, à exceção do hall de entrada. Miyahara também substituiu o revestimento anterior por um modelo vinílico que imita a madeira, de fácil manutenção para quem possui animais de estimação.

08-visita-guiada-duplex-contemporâneo-com-aço-madeira-e-arte-abstrata

 (/)

Outro artificio que confere unidade também serviu para disfarçar um cômodo – o lavabo! Após a reforma, ele ficou de frente para a mesa de jantar. “Parto do princípio de que aquilo que não podemos esconder ou modificar, devemos assumir para que ganhe novo destaque”, diz Miyahara. Assim, o espaço foi camuflado junto ao quadro de luz por um grande painel em laca amarela vibrante.

11-visita-guiada-duplex-contemporâneo-com-aço-madeira-e-arte-abstrata

 (/)

O estilo do interior do lavabo não deixa a desejar: um piso geométrico cria a impressão de tridimensionalidade e uma prateleira estreita apara o espelho, como se este fosse um quadro.

04-visita-guiada-duplex-contemporâneo-com-aço-madeira-e-arte-abstrata

 (/)

Quando perguntado sobre o maior desafio na reforma, Miyahara menciona a iluminação. “O pé direito era muito baixo para a instalação de forro de gesso e a laje que dividia os pavimentos também era muito fina para quebrar e embutir novos conduítes”, explica. Como solução, instalou fitas elétricas.

12-visita-guiada-duplex-contemporâneo-com-aço-madeira-e-arte-abstrata

 (/)

Os quartos das filhas seguem a mesma fórmula para refletir seus gostos, ainda que diferentes: a mais velha ganhou um adesivo de cabine telefônica inglesa na porta, além de roupa de cama com referências ao reino unido. A música também pautou o ambiente, com desenhos no armário e um violão exposto.

01-visita-guiada-duplex-contemporâneo-com-aço-madeira-e-arte-abstrata

 (/)

Já a menor possui uma porta adesivada com a imagem de Jake, da animação Hora da Aventura. A roupa de cama segue o tema de desenhos, acompanhada de diversos bichinhos de pelúcia como Snoopy, Tigrão e um Minion do filme Meu Malvado Favorito. Em ambos os dormitórios, a iluminação ficou por conta de spots direcionados.

13-visita-guiada-duplex-contemporâneo-com-aço-madeira-e-arte-abstrata

 (/)

O quarto do casal é o mais alinhado ao estilo industrial. As paredes possuem textura de tijolos brancos e a cômoda, feita sob medida, é de chapa de aço expandida. Neste espaço, o arquiteto usou forro de gesso, afastado apenas quatro centímetros da laje.

10-visita-guiada-duplex-contemporâneo-com-aço-madeira-e-arte-abstrata

 (/)

No terraço, um espaço para relaxar: cadeiras coloridas e um jardim vertical feito de pallets são ótimos para aproveitar os dias quentes!

Leia também:

Visita guiada: casa de campo é decorada com móveis antigos e obras de arte

Visita guiada: apartamento é decorado com coleção de arte e design

banner_gotoshop_casa

 (/)

Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA! 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s