12 maneiras de usar pedras naturais no décor

Sozinhas ou misturadas a outros materiais, elas brilham na decoração e estão cada vez mais presentes em móveis e objetos

Obra de quartzito Cicatriz, da artista plástica paulistana Denise Milan. Por 120 mil reais na Galeria Lume.

Obra de quartzito Cicatriz, da artista plástica paulistana Denise Milan. Por 120 mil reais na Galeria Lume. (Manu Oristanio/Revista CASA CLAUDIA)

No universo da arquitetura, elas são usadas como revestimentos e bancadas. Mas atualmente as pedras vêm ganhando outros espaços na casa e aparecendo como o elemento principal de móveis, peças decorativas e utensílios. E vale tudo: da valorização da aparência bruta às rochas totalmente trabalhadas. Das clássicas às mais exóticas, como mármore, pedra-sabão, quartzo e ágata, todas podem ser usadas.

A entrada da casa do artista Dan Fialdini reúne um cristal de rocha bruto e uma escultura de mármore carrara assinada por ele.

A entrada da casa do artista Dan Fialdini reúne um cristal de rocha bruto e uma escultura de mármore carrara assinada por ele. (Manu Oristanio/Revista CASA CLAUDIA)

“A crescente utilização dos minerais dentro de casa está muito ligada à necessidade de conforto das pessoas e ter um elemento natural por perto ajuda a trazer essa sensação”, diz Luiza Loyola, especialista do portal de tendências WGSN.

No cabideiro Stand By, de Claudia Moreira Salles, a prancha de madeira maciça se junta a uma base cilíndrica de concreto, que lembra uma rocha torneada. Preço: 10,8 mil reais na Dpot.

No cabideiro Stand By, de Claudia Moreira Salles, a prancha de madeira maciça se junta a uma base cilíndrica de concreto, que lembra uma rocha torneada. Preço: 10,8 mil reais na Dpot. (Manu Oristanio/Revista CASA CLAUDIA)

Para a arquiteta Barbara Dundes, houve um período de preconceito dos brasileiros em relação às irregularidades e aos veios naturais das pedras. “Mas agora estamos num momento de muita admiração por esse tipo de material”, diz. Em seus projetos, ela costuma misturá-lo com madeiras e metais.

Espelho com lâminas de ágata de Elisa Stecca. Custa 6,2 mil reais.

Espelho com lâminas de ágata de Elisa Stecca. Custa 6,2 mil reais. (Manu Oristanio/Revista CASA CLAUDIA)

Expert na criação de joias, a designer e artista Elisa Stecca há décadas recorre aos minerais em suas peças e não os abandonou quando começou a idealizar objetos para interiores. “Além de lindas e únicas, as pedras têm um aspecto energético incrível”, diz a profissional – apaixonada sobretudo pela ágata. “Cada uma traz um tipo de vibração, e isso influencia no cotidiano da casa, o que é maravilhoso”, completa.

Confira mais ideias na galeria abaixo:

VEJA TAMBÉM: Mistura entre novo e antigo

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s