60-30-10: conheça a regra que ajuda a adicionar cor ao décor

Dividindo o ambiente em base, detalhes e objetos fica mais fácil aplicar tons sem medo

Neste quarto, 60% está na família do cinza; 30% recebeu tons neutros e branco (roupa de cama e tecidos); e 10% conta com madeira e elementos de fibra, arte e luminária metálica.

Neste quarto, 60% está na família do cinza; 30% recebeu tons neutros e branco (roupa de cama e tecidos); e 10% conta com madeira e elementos de fibra, arte e luminária metálica. (Reprodução/Chris Loves Julia)

Quem não tem certeza de como adicionar cor no décor pode ficar tranquilo: a regra 60-30-10, publicada pelo Apartment Therapy, organiza o ambiente e ajuda a pensar na decoração de forma mais unificada e clara.

Funciona assim:

  • 60% do espaço é composto por paredes e peças de peso;
  • 30% corresponde ao mobiliário de realce, aos tapetes, rodapés e rodatetos, tecidos, etc; e
  • 10% equivale à variedade no décor, como arte e peças menores.
Nesta cozinha, 60% é revestido com um tom de verde; 30% é branco; e 10% conta com tons de bege e marrom nas estampas e detalhes.

Nesta cozinha, 60% é revestido com um tom de verde; 30% é branco; e 10% conta com tons de bege e marrom nas estampas e detalhes. (Ellie Arciaga Lillstrom/Apartment Therapy)

Quanto à cor, a regra diz o seguinte:

  • 60% da cor de um ambiente vem por meio de uma cor de parede dominante, seja ela em tinta ou papel de parede, assim como por meio de tapetes e mobiliário grande. Nesta porcentagem, use a cor que você quer que seja principal.
  • 30% da cor de um ambiente vem por meio de mobiliário, tecido, iluminação e etc. Nesta porcentagem, varie os tons da cor de realce – no total, três famílias de cores devem compor o décor para adicionar equilíbrio e profundidade.
  • Use os 10% restantes para usar a criatividade. Adicione tons usando outras famílias de cores, estampas, texturas e etc.
Nesta sala de jantar, o 60% é representado pelas paredes pretas; 30% recebeu tons de madeira; e 10% conta com cores neutras e detalhes metálicos e em acrílico.

Nesta sala de jantar, o 60% é representado pelas paredes pretas; 30% recebeu tons de madeira; e 10% conta com cores neutras e detalhes metálicos e em acrílico. (Carina Romano/Apartment Therapy)

Agora, basta escolher as três famílias de cores que você quer usar no décor (como base, realce e detalhes) e aplicar a regra em casa!

VEJA TAMBÉM: Dicas para sobreposição de tapetes:

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s