A iluminação ganhou destaque nos ambientes da CASACOR Goiás 2018
Com seu jogo de luz e sombra, deixando espaços mais acolhedores e envolventes, as luminárias assinadas foram as estrelas de alguns projetos da mostra
access_time
7 Jun 2018, 17h33 - Publicado em 7 Jun 2018, 17h30

Uma sequência de pendentes Bubble Saucer, do americano George Nelson, são um dos focos do projeto do arquiteto goiano Leo Romano.
Uma sequência de pendentes Bubble Saucer, do americano George Nelson, são um dos focos do projeto do arquiteto goiano Leo Romano. (Jomar Bragança/CASACOR)
Até 13 de junho, a CASACOR Goiás, em sua 21ª edição, apresenta 43 ambientes no mais alto edifício do Brasil, o Órion – Business & Health Complex, um arranha-céu com mais de 190 metros de altura e 50 andares. O edifício comporta hospital, hotel, centros médicos, centro de convenções, salas comerciais e shopping. A mostra ocupa dois pisos do prédio além do último andar, onde funciona o restaurante panorâmico.
Dentre os espaços desta edição, a iluminação ganhou destaque, valorizando o lighting design. Com seu jogo de luz e sombra, a iluminação tem o poder de deixar um espaço mais acolhedor ou mais frio e também serve para destacar detalhes da decoração. Por isso, o projeto luminotécnico tem recebido muita atenção por parte dos arquitetos, decoradores e designers de interiores.
São itens exuberantes, charmosos, cheios de estilo e muito funcionais, que, por vezes, tornaram-se as estrelas dos ambientes da mostra. Além de luminárias, arandelas, pendentes e abajures, o led também ganhou seu lugar. Apareceu em fitas, placas e lâmpadas em diversos espaços. E, segundo os profissionais, o led, além de iluminar melhor, é mais econômico, dura mais e é sustentável, à medida que consome menos energia.
Confira alguns destaques na nossa galeria:
-
1. 1-Praça - Jefferson Castro
zoom_out_map
1/8 O arquiteto Jefferson Castro optou por misturar diferentes pendentes feitos em madeira clara certificada e assinada pelo designer inglês David Trubridge. (Jomar Bragança/CASACOR)
-
2. 2-Restaurant, ambiente de Leo Romano
zoom_out_map
2/8 Uma sequência de pendentes Bubble Saucer (Herman Miller), do americano George Nelson, são um dos focos do projeto do arquiteto goiano Leo Romano. (Jomar Bragança/CASACOR)
-
3. 3-You're The Sky - Karla Bittar e Eduardo Bittar
zoom_out_map
3/8 No ambiente You’re the Sky, dos irmãos Karla e Eduardo Bittar, dois pendentes Here Comes the Sun, do designer Bertrand Balas, foram pendurados em alturas diferentes. (Jomar Bragança/CASACOR)
-
4. 4-Living do Empresário, de Pedro Ernesto Gualberto e Leandra Gualberto
zoom_out_map
4/8 No living do empresário, dos profissionais Leandra e Pedro Ernesto Gualberto, na iluminação se sobressai o pendente Chlorophilia, da Artemide. (Jomar Bragança/CASACOR)
-
5. 5-Studio Yup, de Giordano Rogoski Horne
zoom_out_map
5/8 No Studio YUP, de Giordano Rogoski Horne, o pendente Prop Light, do design Bertjan Pot, foi propositalmente desalinhado. A iluminação ora está mais clara, ora mais escura. (Jomar Bragança/CASACOR)
-
6. 6-Soggiorno - Ana Paula Pedroso Munhoz e Gabriela Saback
zoom_out_map
6/8 No Soggiorno, projeto de Ana Paula Pedroso Munhoz e Gabriela Saback, destacam-se os plafons em murano, material tipicamente italiano, em contraponto a perfis modernos nas paredes. (Jomar Bragança/CASACOR)
-
7. 7-Lavabo Luz, de Cristiane Moussa
zoom_out_map
7/8 A iluminação embutida, com perfis de diferentes tamanhos feitos de LED, é a aposta da engenheira civil Cristiane Moussa. Ela assina o espaço Lavabo Luz, e defende a sofisticação minimalista das linhas retas e tons acinzentados e terrosos. (Jomar Bragança/CASACOR)
-
8. 8-Pousada de Charme Quarto 8 - Karina de Siqueira e Cynara de Siqueira
zoom_out_map
8/8 No projeto Pousada de Charme Quarto 8, das irmãs e arquitetas Cynara de Siqueira e Karina de Siqueira, a coluna Lepanto de Murano, da marca italiana Vistosi Vettreria e um pendente do designer Guilerme Wentz em vidro soprado, chamam a atenção. (Jomar Bragança/CASACOR)
–– (Divulgação/CASA CLAUDIA)