Aposte no mix de preto, branco e caramelo no décor
Misturado ao caramelo, o clássico p&b fica moderno e perde qualquer vestígio de frieza. Inspire-se nestes projetos e produtos charmosos
Por Texto: Tatiane Domiciano | Reportagem Visual: Juliana Pikel
access_time
10 ago 2017, 16h59 - Publicado em 9 jun 2017, 11h25

No living da casa da designer sueca Josephine Ekström, o p&b surge revitalizado pela presença das almofadas de tecidos africanos, que a própria moradora costurou. Luminária de Giacomo e Achille Castiglioni (Flos), poltronas Bertoia (Knoll) e cadeira Bold (Lily & Oscar).
No living da casa da designer sueca Josephine Ekström, o p&b surge revitalizado pela presença das almofadas de tecidos africanos, que a própria moradora costurou. Luminária de Giacomo e Achille Castiglioni (Flos), poltronas Bertoia (Knoll) e cadeira Bold (Lily & Oscar). (Birgitta Wolfgang/Sisters Sgency/Revista CASA CLAUDIA)
Em equilíbrio, o preto e o branco expressam dramaticidade e elegância, além de evocar o street style. Um jeito contemporâneo de usá-los é deixar um ou outro predominar no ambiente e distribuir interferências de caramelo, tom que aquece sem tirar a aura clássica da dupla.

À esquerda, a designer de interiores australiana Simone Haag elegeu o preto para ressaltar o aparador, a luminária e o quadro. Já o caramelo surge na cadeira Paulistano. Arquitetura do Workroom Design e construção da Augushi. À direita, o volume delicado dos pendentes de George Nelson (Herman Miller) se repete no vaso de porcelana (Nicole Toldi para Dpot Objeto) e na poltrona de couro de Flávio de Carvalho (Dpot). Tapetes da By Kamy, mesinhas hexagonais da Estar Móveis, banco da Ovo, quadro da Artshot, mesa de apoio do estúdio Lattoog (Empório Vermeil) e piso da Eucatex.
À esquerda, a designer de interiores australiana Simone Haag elegeu o preto para ressaltar o aparador, a luminária e o quadro. Já o caramelo surge na cadeira Paulistano. Arquitetura do Workroom Design e construção da Augushi. À direita, o volume delicado dos pendentes de George Nelson (Herman Miller) se repete no vaso de porcelana (Nicole Toldi para Dpot Objeto) e na poltrona de couro de Flávio de Carvalho (Dpot). Tapetes da By Kamy, mesinhas hexagonais da Estar Móveis, banco da Ovo, quadro da Artshot, mesa de apoio do estúdio Lattoog (Empório Vermeil) e piso da Eucatex. (Derek Swalwell/Iara Venanzi/Revista CASA CLAUDIA)
Mas, como o p&b é um básico que sempre funciona, as possibilidades de combinação vão muito além. “Juntos, eles podem ser coordenados com superfícies metalizadas, como as de cobre, latão e alumínio, a fim de modernizar o visual”, ensina Charoonkit Thahong, decorador tailandês radicado em Nova York.

À esquerda, o living assinado pelo designer de interiores Charoonkit Thahong reúne mesa de vidro de Paolo Piva (B&B Italia) e pufes de rattan de Franco Albini. À direita, nesta sala de estar, o papel de parede (Adriana e Carlota Atelier para Branco) faz o fundo perfeito para a tela de Alexander Girard (Herman Miller), de 1972. Mesa quadriculada da Moooi (Micasa), revisteiro laqueado de Humberto Farias (Casamatriz) e luminária dos irmãos Castiglioni (Flos, à venda na Onlight). O sofá é da Carbono, os tapetes, da By Kamy, e as almofadas, da Dpot Objeto.
À esquerda, o living assinado pelo designer de interiores Charoonkit Thahong reúne mesa de vidro de Paolo Piva (B&B Italia) e pufes de rattan de Franco Albini. À direita, nesta sala de estar, o papel de parede (Adriana e Carlota Atelier para Branco) faz o fundo perfeito para a tela de Alexander Girard (Herman Miller), de 1972. Mesa quadriculada da Moooi (Micasa), revisteiro laqueado de Humberto Farias (Casamatriz) e luminária dos irmãos Castiglioni (Flos, à venda na Onlight). O sofá é da Carbono, os tapetes, da By Kamy, e as almofadas, da Dpot Objeto. (Andrea Ferrari/Iara Venanzi/Revista CASA CLAUDIA)
Fibras naturais, tramas geométricas e tribais também não deixam o dueto se apagar. O astral vanguardista do p&b prevalece ainda no design de objetos. “Por ser neutro e reforçar o contorno das peças, o preto cai bem em estéticas minimalistas, nas quais o branco surge nos detalhes só para imprimir leveza”, diz a designer paulistana Ana Neute. O bom é que não é nada difícil criar um décor com esse tipo de contraste.
Aposte na ideia: confira, abaixo, nossa seleção de produtos:
-
1. 11-aposte-no-mix-de-preto-branco-e-caramelo-no-decor
zoom_out_map
1/11 A chaise-longue Pipe Line (1,15 m x 1,53 m x 69 cm) é fruto da parceria entre o designer Sebastian Herkner e a italiana Moroso. com base de aço e estofamento de algodão, a peça custa 3 742 euros. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
-
2. 10-aposte-no-mix-de-preto-branco-e-caramelo-no-decor
zoom_out_map
2/11 Criado por Kelly Wearstler, o banco Minimalist (35 x 45 cm) combina os mármores nero marquina e calacata. Preço: 2,4 mil dólares. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
-
3. 03-aposte-no-mix-de-preto-branco-e-caramelo-no-decor
zoom_out_map
3/11 Nova versão da luminária Guarda-Chuva (30 x 60 cm), de Ana Neute (Itens), com estrutura de alumínio. Custa 3 135 reais na Abatjour de Arte. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
-
4. 08-aposte-no-mix-de-preto-branco-e-caramelo-no-decor
zoom_out_map
4/11 Obra do holandês Marcel Wanders para a Poliform, a cadeira Vênus (53 x 53 x 53 cm) traz pés de aço, base de poliuretano e estofado de couro. a partir de 1 mil euros na Mohd. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
-
5. 09-aposte-no-mix-de-preto-branco-e-caramelo-no-decor
zoom_out_map
5/11 O prato de cerâmica Encre (25 cm de diâmetro), da Anthropologie, é criação de Alex Marshall. Por 62 dólares. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
-
6. 06-aposte-no-mix-de-preto-branco-e-caramelo-no-decor
zoom_out_map
6/11 Boneco The Zebra (14 x 14 cm, 85 euros), obra do dinamarquês Kay Bojesen. No Brasil, à venda na Atec. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
-
7. 07-aposte-no-mix-de-preto-branco-e-caramelo-no-decor
zoom_out_map
7/11 De formato cônico, a luminária cherry (16 x 37,5 cm e 50 x 37,5 cm) tem cúpula de alumínio. O estúdio daniel-Emma assina a peça para a Petite Friture. Por 584 dólares, a menor, e 1 055 dólares, a maior. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
-
8. 04-aposte-no-mix-de-preto-branco-e-caramelo-no-decor
zoom_out_map
8/11 Desenvolvido por Richard Wood, o vaso de porcelana Tree Trunk (14 x 15 cm) é pintado a mão. Custa 49 libras na Monologue London. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
-
9. 02-aposte-no-mix-de-preto-branco-e-caramelo-no-decor
zoom_out_map
9/11 O retângulo de acrílico branco da cadeira Móbil (45 x 80 x 45 cm) assume diferentes posições graças ao eixo rotacional. De Rodrigo Almeida para a Itens. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
-
10. 01-aposte-no-mix-de-preto-branco-e-caramelo-no-decor
zoom_out_map
10/11 Une espelho, mancebo e gaveta o armário Com:pos:ition 2.2 (2,26 m x 47 cm x 2,06 m), da GobyMM. A ideia do designer Mar tin Mestmacher vale 3 240 euros. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
-
11. 05-aposte-no-mix-de-preto-branco-e-caramelo-no-decor
zoom_out_map
11/11 Rodinhas de skate dão mobilidade ao banco Mobile (1,20 m x 30 cm x 50 cm). Feito de tecido misto, o item leva a assinatura de Fredrik Mattson. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
