Decoração de quarto infantil: ideias fofas e criativas para amar

Para meninos e meninas, confira estes quartos infantis apaixonantes que pais e crianças adorariam ter

Decoração de quarto infantil Quarto infantil da filha da cenógrafa Gigi Barreto, em projeto de móvel das designers de interiores Allison Cerqueira e Renata Fragelli.

Quarto infantil da filha da cenógrafa Gigi Barreto, em projeto de móvel das designers de interiores Allison Cerqueira e Renata Fragelli. (Andre Nazareth/Revista CASA CLAUDIA)

Decorar um quarto infantil é sempre um momento especial e divertido. Os pais, cheios de expectativas, sabem que o quartinho é muito mais do que um lugar para os filhos dormirem: é o espaço onde eles se inspiram, brincam e criam sua identidade. Por isso, cuidar da decoração desse ambiente especial é fundamental para o desenvolvimento das crianças.

LEIA MAIS: Quarto infantil com décor p&b descolado

Mas por onde começar os trabalhos? Dependendo da idade da criança, eles podem ajudar na escolha dos móveis e acessórios ou até de um tema que inspirará todo o décor. Para criar o quarto infantil perfeito, leve sempre em consideração os gostos dos pequenos, o espaço disponível em casa e a possibilidade de adaptação do cômodo para quando eles crescerem.

Decoração de quarto infantil Quarto de criança em casa da designer Livia Amaral, com projeto de reforma da designer Lara Amaral e da arquiteta Lisea Kasper. do Estudioka.

Quarto de criança em casa da designer Livia Amaral, com projeto de reforma da designer Lara Amaral e da arquiteta Lisea Kasper. do Estudioka. (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

É importante também criar um projeto que não apenas reflita o mundo da criança, mas que também seja um lugar organizado e prático para o dia a dia dos pais. A arrumação do cômodo não pode se tornar um problema.

Meninos e meninas devem se sentir confortáveis em seus quartos, por isso é importante escolher as cores que lhe agradem, ou pelo menos tentar harmonizá-las no ambiente. As cores funcionam bem na decoração, mas é preciso tomar cuidado para não causar um efeito muito pesado e cheio de informação. Uma parede inteira colorida em um quarto branco, por exemplo, pode funcionar melhor do que muitos tons no mesmo espaço.

LEIA MAIS: Quarto de gêmeos ganha mobiliário sob medida 

Atente-se para a iluminação

Para deixar o quarto leve e aconchegante, certifique-se de que as janelas não fiquem obstruídas por cortinas pesadas ou móveis. Criar um sistema de iluminação indireta também pode fazer toda a diferença no projeto.

Deixe livros e brinquedos ao alcance das crianças

Transforme o cantinho do seu filho em um espaço estimulante e lúdico. Para isso, o estilo montessoriano é sempre um acerto. A técnica incentiva a expressão e o desenvolvimento das crianças em um ambiente próprio para o aprendizado.

Decoração de quarto infantil Quarto infantil, projeto de Andrea Aquino e Naura Gonçalves.

Quarto infantil, projeto de Andrea Aquino e Naura Gonçalves. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Fique sempre atento à segurança

Independente da idade da criança, o mais indicado na hora de montar a decoração de um quarto infantil é dispensar peças pontudas e materiais que possam machucar os pequenos. Acessórios com peças desmontáveis, por exemplo, devem ficar bem longe deste espaço.

LEIA MAIS: Quarto de bebê com decoração sem gênero

E quando as crianças crescerem?

O quartinho das crianças pode, sim, seguir um estilo elegante e moderno sem deixar de ser divertido e lúdico. E se a sua intenção é a reaproveitar a decoração com os filhos já maiores, atente-se para alguns detalhes que ajudarão a manter o projeto versátil.

Decoração de quarto infantil Quarto de criança, projeto da designer de interiores Pitti Marrone.

Quarto de criança, projeto da designer de interiores Pitti Marrone. (Eduardo Girao/Revista CASA CLAUDIA)

Apostar em recursos como cortinas, imagens e iluminação é sempre uma boa ideia, já que eles podem ser substituídos conforme o gosto da criança for mudando. Já a mobília pode ser reformada ou atualizada, de modo que o ambiente evolua e acompanhe o crescimento deles. 

Inspire-se com mais estes projetos de decoração de quarto infantil:

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s